
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), iniciou nesta segunda-feira (17) a nova setorização da coleta seletiva no município. Com as mudanças, todas as regiões passaram a ter novos dias de coleta, otimizando o serviço e evitando conflitos com a coleta de lixo orgânico, realizada pela Emdurb.
O objetivo é garantir mais praticidade para a população, permitindo que os moradores acessem as informações de forma rápida e fácil.
A coleta seletiva continua sendo realizada pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam), que assumiu o serviço em setembro do ano passado.
Desde ontem, a coleta seletiva acontece uma vez por semana em cada região, sempre em dias diferentes da coleta de lixo orgânico, que ocorre três vezes por semana. No Centro, porém, o serviço segue um esquema diferenciado: tanto a coleta de lixo orgânico quanto a seletiva são feitas simultaneamente, de segunda-feira a sábado, no período noturno.
O material reciclável deve ser colocado na calçada até as 18h, enquanto nos demais bairros o horário limite é 8h da manhã.
A população deve se atentar aos produtos recolhidos pela coleta seletiva. São eles: papel, vidro, plástico, papelão, metal (incluindo latas de bebidas). Os materiais devem estar acondicionados de forma adequada, em sacos plásticos bem fechados ou em caixas de papelão.
Já resíduos como restos de alimento, papel higiênico e materiais que não podem ser reciclados devem ser descartados na coleta de lixo orgânica.
A prefeitura também realizou ações para anunciar a nova setorização. No dia 8, a Ascam e a Semma fizeram a primeira ação de divulgação das alterações, em um 'pit stop', com panfletagens aos motoristas e pedestres, no cruzamento das avenidas Nações Unidas e Nuno de Assis, e depois em outros locais movimentados.
Uma outra iniciativa foi realizada em 15 de fevereiro e, além de informar sobre os novos dias de coleta, também mostrou a importância da reciclagem para o meio ambiente e para a economia.