EM PIRACICABA

Estimativa aponta até 8 mil cães e gatos abandonados

Por Reinaldo Diniz |
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Cãozinho abandonado: muitos vivem pelas ruas
Cãozinho abandonado: muitos vivem pelas ruas

Piracicaba não possui dados precisos sobre a quantidade de cães e gatos abandonados, lamenta a presidente da Sociedade Piracicabana de Proteção Animal (SPPA), Cristiane Naval Filletti.

Conforme diretrizes de um acordo entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Coordenadoria de Controle de Doenças e o Instituto Pasteur, a população canina e felina de um município pode ser estimada entre 10% e 20% da população humana, o que implica uma proporção de um animal para cada 10 pessoas.

Considerando a população de Piracicaba, de aproximadamente 423.323 habitantes (segundo o Censo de 2022), isso significaria que a cidade poderia ter entre 42.332 e 84.664 animais domiciliados. Se 10% desses animais estiverem nas ruas, conforme direciona um cálculo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Piracicaba poderia ter entre 4 mil e 8 mil em situação de rua. A prefeitura também levou como base a projeção feita pela SPPA.

Saiba Mais:

As dez raças de cachorros que vivem mais tempo

Como seria a Terra sem a presença da humanidade?

Ela afirmou que a SPPA enviou propostas à prefeitura e buscou apoio dos vereadores para ser feito um levantamento oficial, mas nada foi concretizado. "Não podemos fazer um planejamento sem sabermos o número real de animais domiciliados ou não. Todo projeto passa ou esbarra nessa questão. Percebemos um aumento significativo nesses últimos cinco anos no número de filhotes e também de adultos abandonados”, comentou.

"Sabemos que os animais das ruas foram domiciliados ou nasceram em lares e foram jogados na rua. Não podemos falar que cães de rua multiplicam sem que haja abandono. Já no caso dos gatos, o problema é outro: gatos reproduzem em maior velocidade que cães. Se considerarmos que a imensa maioria tem acesso à rua e não é castrado", ressaltou Cristiane. "Precisamos de leis mais severas, mas precisamos que as leis que já existem sejam cumpridas”, afirmou.

CANIL MUNICIPAL – A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente informou que o Canil Municipal recolhe cães e gatos abandonados, feridos, doentes ou em situação de maus-tratos. Os animais recebem tratamento médico, exames, alimentação, vermifugação, vacinação, castração, microchipagem e ressocialização, sendo disponibilizados para adoção após o tratamento. “As pessoas que se depararem com animais abandonados em via pública, que possuam ferimentos ou doença aparente, podem entrar em contato com nossos canais de atendimento pelos telefones 156 e 153”, informou.

Comentários

Comentários