PREVISÃO

Chuva forte em Jundiaí deve continuar até sábado

Por Redação | Governo do Estado de São Paulo
| Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí
A chuva forte que atingiu Jundiaí nesta quinta-feira deve continuar até o sábado
A chuva forte que atingiu Jundiaí nesta quinta-feira deve continuar até o sábado

Esta quinta-feira (13) teve chuva forte em algumas regiões de Jundiaí e pancadas do tipo devem continuar no município e na região até o fim desta semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a chuva forte é ocasionada pela passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo, o que também aumentará o risco de chuvas intensas nesta sexta-feira (14).

E a situação irá persistir até sábado (15), pois a frente fria também deve canalizar a umidade da Amazônia em direção ao estado de São Paulo. Essa frente fria, no entanto, não terá força suficiente para reduzir drasticamente as temperaturas, principalmente no interior paulista. Com isso, a sensação de calor continuará. Somente na faixa leste haverá ligeira redução das temperaturas máximas, em razão de uma maior presença de nebulosidade. Já no domingo (16), o risco para chuvas diminui e São Paulo volta a registrar altas temperaturas em todas as regiões do estado.

Em Jundiaí, especificamente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na sexta-feira, as temperaturas ficarão entre 20°C e 29°C, com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No sábado, termômetros devem oscilar ao longo do dia entre 19°C e 28° e o cenário de chuva continua. Já no domingo, o calor deve aumentar, com mínima de 20°C e máxima de 32°C, e a possibilidade de chuva já diminui.

Recomendações da Defesa Civil

Durante as chuvas intensas a população não deve se arriscar atravessando ruas alagadas. Um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas.

Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de poderem cair, elas atraem raios.

Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em locais sujeitos a alagamentos e procurar permanecer em um local seguro até o fim do temporal.

Comentários

Comentários