LITERATURA

Piracicabano lança livro de poesias escrito entre 2020 e 2023

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgalção

O piracicabano Alexandre Bragion lançou nesta sexta (07), na Loja e Café Maria Marvada, o seu primeiro livro de poemas – intitulado “Casa Burguesa Sem Chave”. Escrito entre os anos de 2020 a 2023, o livro traz 40 textos que o autor define como “poemas-crônicos” – e que transitam por uma espécie de poética de autoficção (que é aquela na qual se mistura o biográfico ao ficcional e vice-versa).

Saiba mais

Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, Alexandre Bragion já havia tido seu livro classificado entre os dez finalista do prêmio Cláudio Willer de poesia para livros inéditos, promovido pela UBE (União Brasileira de Escritores) no ano de 2023. Depois, em 2024 o livro ganhou publicação pela mineira Caravana Grupo Editorial – de Ouro Preto, – e teve seu primeiro lançamento realizado na Flip (Festa Literária de Paraty), no final de 2024.

O livro tem a apresentação da jornalista Beatriz Vicentini, que assim define Bragion e sua obra: “Poucos são aqueles que conseguem transformar a percepção do tempo em poesia, em leitura que envolve angústia – vinda de tantos sentimentos comuns ao ser humano, mas dos quais ele tenta sempre escapar: solidão, limitações, lembranças que não se vão, sonhos perdidos pelo tempo”, afirma. “Alexandre Bragion escreve sobre tudo isso neste livro. Vivemos tempos difíceis, todos nós. A grande marca deste livro é mostrar que mesmo assumindo-o e dissecando-o é possível fazê-lo com poesia”.

“Será certamente uma noite muito especial na qual vamos nos encontrar com amigas e amigos para falarmos sobre esse livro, ouvirmos boa música, tomarmos uma cachaça (ou um suco de laranja) e celebrarmos a arte de fazer arte e estarmos juntos e juntas,” diz Alexandre Bragion.

Comentários

Comentários