
A instabilidade no sistema de informática da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 6, afetou o atendimento na rede municipal de saúde de Franca. O NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prontos-socorros ficaram “fora do ar”, impedindo que os pacientes fossem atendidos pelos médicos ou pegassem suas medicações.
No NGA, pacientes que aguardavam suas consultas há meses não puderam ser atendidos. A trabalhadora doméstica Ana Maria Duarte, 56 anos, moradora no Recanto Elimar, disse que saiu de casa mais de duas horas antes da consulta para não se atrasar e, ao chegar à unidade, teve a informação de que não poderia passar pela consulta, pois não havia sistema. “E agora? Estou aguardando desde o início de novembro, olha a quantidade de o tempo que tive que esperar e não vou conseguir atendimento”.
O garçom Pedro Alberto Lima, 47, se revoltou com a situação. “O sistema cai e os médicos não trabalham, o que vai virar isso?”
Os usuários também não conseguiram pegar as medicações controladas. Uma funcionária da farmácia do NGA informou que a receita precisa ser retida e registrada no sistema. Por este motivo, com os computadores "fora do ar", não havia possibilidade de entregar os remédios.
No meio da manhã desta quinta-feira, o NGA estava repleto de diversas pessoas com idade avançada, limitações físicas de locomoção e sem seu próprio meio de transporte. O sentimento entre elas era o de frustração.
A única instrução dada era de que os pacientes devem aguardar uma mensagem de reagendamento chegar pelo WhatsApp.
'Instabilidade'
A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos confirmou que o servidor de dados de sistemas utilizado pela Prefeitura e o site apresentavam instabilidade, na manhã desta quinta, e ressaltou que o Departamento de Tecnologia da Informação estava trabalhando para resolver a questão o mais breve possível.
Já a Secretaria de Saúde informou que as consultas agendadas para esta quinta, na rede municipal, serão remarcadas e os pacientes comunicados da nova data.
Comentários
1 Comentários
-
Francano-pgdor-de-impostos 06/02/2025A prefeitura investe 1 milhão em luzinhas, mas, acha desnecessário investir na estrutura de tecnologia, é muita incompetência. Mais 4 anos desse prefeito, essa culpa eu não carrego franacanos