
Piracicaba fez história no Dakar-2025, o mais importante e tradicional rally do mundo, que foi disputado entre os dias 3 e 17 de janeiro, na Arábia Saudita. O navegador Carlos Eduardo Sachs, o Cadu, de 28 anos, conquistou a segunda colocação na categoria Challenger, com o protótipo leve Taurus T3 Max.
Formado em Engenharia Mecânica, Cadu Sachs correu o Dakar deste ano pela equipe da Red Bull Off-Road Jr Team, ao lado do português Gonçalo Guerreiro. Com a conquista, Cadu Sachs foi o destaque entre todos os brasileiros que participaram desta edição do rally.
Agora, de volta a Piracicaba, o navegador se prepara para a sequência da temporada 2025. A agenda marca a participação no Rally dos Sertões, entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, e ainda o Campeonato Sul-Africano de Rali Cross Country. A participação nas próximas quatro etapas do Mundial (o Dakar-2025 foi a primeira) ainda é incerta.
Filho do lendário e também piracicabano Du Sachs, Cadu tomou gosto muito cedo pela adrenalina das competições incentivado, logicamente, pelo pai. Começou a carreira aos 13 anos, nas motos (enduro de regularidade) e, aos 18 anos, migrou para os carros. Atua como navegador deste 2014.
VEJA TAMBÉM
Corta Mato faz mais uma edição neste domingo
Copinha 2025 terá 62 times em quatro categorias
Somente no Dakar, foi o quarto ano seguido e o primeiro ao lado de um piloto estrangeiro. Das 13 etapas disputadas – sendo uma de 48 horas -, a dupla sempre se manteve entre os primeiros colocados. No final, o brasileiro e o português – que disputavam com outros 51 pilotos nos protótipos leves – ficaram com a “medalha de prata”, atrás somente dos argentinos Nicolas Cavigliasso e Valentina Pertegarini, da Team BBR.
“Desde o primeiro dia, assumimos a segunda colocação. Na quarta etapa, nós caímos para terceiro, mas logo depois, na quinta etapa, já voltamos para a segunda colocação e mantivemos até o final”, destacou o piracicabano, que ficou ainda com o 17º lugar no geral do Dakar-2025.
Foi a melhor participação do piracicabano no Dakar. Em 2022, ficou em 30º lugar, em parceria com Marcelo Gastaldi; no ano seguinte, ao lado de Pâmela Bozzano, ficou em 28º; e em 2024, novamente com Marcelo Gastaldi, conquistou o 7º lugar, com duas etapas vencidas. Ainda em 2024, Cadu e Gastaldi correram o campeonato mundial e ficaram em terceiro lugar.
ATUAL TEMPORADA
O Dakar também foi a primeira etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2025. Ainda faltam mais quatro etapas, sendo a próxima no dia 20 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, mas Cadu ainda aguarda a decisão de sua equipe sobre sua participação ou não.
O certo, porém, é que estará em mais uma edição do Rali dos Sertões, em parceria com Marcelo Gastaldi. A dupla foi campeã do evento em 2023 e vice em 24. A prova acontecerá entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, mais uma vez com um Prólogo/Super Prime e oito etapas. Cadu também irá participar nesta temporada do Campeonato Sul-Africano de Rali Cross Country.