ORGULHO

Com vice-campeonato, piracicabano faz história no Dakar-2025 

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
 Cadu Sachs, de 28 anos, conquistou a segunda colocação do maior rally do mundo, na categoria Challenger
 Cadu Sachs, de 28 anos, conquistou a segunda colocação do maior rally do mundo, na categoria Challenger

Piracicaba fez história no Dakar-2025, o mais importante e tradicional rally do mundo, que foi disputado entre os dias 3 e 17 de janeiro, na Arábia Saudita. O navegador Carlos Eduardo Sachs, o Cadu, de 28 anos, conquistou a segunda colocação na categoria Challenger, com o protótipo leve Taurus T3 Max.

Formado em Engenharia Mecânica, Cadu Sachs correu o Dakar deste ano pela equipe da Red Bull Off-Road Jr Team, ao lado do português Gonçalo Guerreiro. Com a conquista, Cadu Sachs foi o destaque entre todos os brasileiros que participaram desta edição do rally.

Agora, de volta a Piracicaba, o navegador se prepara para a sequência da temporada 2025. A agenda marca a participação no Rally dos Sertões, entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, e ainda o Campeonato Sul-Africano de Rali Cross Country. A participação nas próximas quatro etapas do Mundial (o Dakar-2025 foi a primeira) ainda é incerta.

Filho do lendário e também piracicabano Du Sachs, Cadu tomou gosto muito cedo pela adrenalina das competições incentivado, logicamente, pelo pai. Começou a carreira aos 13 anos, nas motos (enduro de regularidade) e, aos 18 anos, migrou para os carros. Atua como navegador deste 2014.

VEJA TAMBÉM

XV ganha jogo adiado e volta à liderança

Corta Mato faz mais uma edição neste domingo

Copinha 2025 terá 62 times em quatro categorias

Somente no Dakar, foi o quarto ano seguido e o primeiro ao lado de um piloto estrangeiro. Das 13 etapas disputadas – sendo uma de 48 horas -, a dupla sempre se manteve entre os primeiros colocados. No final, o brasileiro e o português – que disputavam com outros 51 pilotos nos protótipos leves – ficaram com a “medalha de prata”, atrás somente dos argentinos Nicolas Cavigliasso e Valentina Pertegarini, da Team BBR.

“Desde o primeiro dia, assumimos a segunda colocação. Na quarta etapa, nós caímos para terceiro, mas logo depois, na quinta etapa, já voltamos para a segunda colocação e mantivemos até o final”, destacou o piracicabano, que ficou ainda com o 17º lugar no geral do Dakar-2025.

Foi a melhor participação do piracicabano no Dakar. Em 2022, ficou em 30º lugar, em parceria com Marcelo Gastaldi; no ano seguinte, ao lado de Pâmela Bozzano, ficou em 28º; e em 2024, novamente com Marcelo Gastaldi, conquistou o 7º lugar, com duas etapas vencidas. Ainda em 2024, Cadu e Gastaldi correram o campeonato mundial e ficaram em terceiro lugar.

ATUAL TEMPORADA
O Dakar também foi a primeira etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2025. Ainda faltam mais quatro etapas, sendo a próxima no dia 20 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, mas Cadu ainda aguarda a decisão de sua equipe sobre sua participação ou não.

O certo, porém, é que estará em mais uma edição do Rali dos Sertões, em parceria com Marcelo Gastaldi. A dupla foi campeã do evento em 2023 e vice em 24. A prova acontecerá entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, mais uma vez com um Prólogo/Super Prime e oito etapas. Cadu também irá participar nesta temporada do Campeonato Sul-Africano de Rali Cross Country.

Comentários

Comentários