CLIMÃO

Brasileiros pedem expulsão de atriz de Emilia Pérez do Oscar 2025

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Ambas as atrizes estão concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025.
Ambas as atrizes estão concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025.

A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista do filme Emilia Pérez, deu uma entrevista à Folha de S.Paulo na última quarta-feira (29) e fez críticas ao comportamento da equipe de Fernanda Torres, que está no elenco de Ainda Estou Aqui. Durante a conversa, Karla sugeriu que a equipe de Fernanda teria falado mal dela e de seu trabalho em Emilia Pérez. Ambas as atrizes estão concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025. Em suas palavras, Gascón afirmou: “Isso não é uma competição. Há pessoas que preferem um trabalho em detrimento do outro, e isso é normal. Se ela ganhar, ótimo. Se eu ganhar, também. O que não me agrada são as equipes de redes sociais que se envolvem e tentam desvalorizar o trabalho dos outros, como o meu ou o do filme. Isso não leva a nada positivo”.

Veja mais:

Ela continuou: “Não é necessário diminuir o trabalho de alguém para exaltar o de outra pessoa. Nunca falarei mal de Fernanda Torres ou de seu filme. Porém, algumas pessoas que trabalham com ela têm feito comentários negativos sobre mim e Emilia Pérez. Isso diz mais sobre elas e sobre o filme delas [Ainda Estou Aqui] do que sobre o meu trabalho”, concluiu.
As declarações geraram grande repercussão online, com alguns internautas sugerindo que a atriz espanhola violaria as regras da Academia ao fazer críticas públicas a uma concorrente. A norma em questão afirma que nenhuma comunicação pública de pessoas diretamente associadas a filmes concorrentes deve atacar outro filme.

Diante das especulações, Karla se explicou à Variety, afirmando: “Nos meus comentários, me referi à toxicidade e ao discurso de ódio nas redes sociais, algo com o que infelizmente continuo lidando. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém do seu círculo tem feito nada além de me apoiar e ser generoso comigo”. A Variety observou que seus comentários não violaram as regras do Oscar, pois Karla não depreciou diretamente o trabalho de Fernanda, e sim se referiu a ataques feitos por terceiros, sem envolver uma disputa pessoal entre as duas.

Na entrevista à CNN, publicada na segunda-feira (27), Karla elogiou Fernanda Torres: “Admiro muito a Fernanda. Eu a conheço pessoalmente, e ela é uma mulher incrível. Ela merece todo o sucesso do mundo”. Karla afirmou que não a via como uma concorrente, mas sim como uma atriz com quem adoraria trabalhar, devido ao talento e generosidade de Fernanda. “Eu a vejo como uma atriz admirável, e seria ótimo poder trabalhar com ela algum dia”, disse.

A atriz espanhola ressaltou que, para vê-las como concorrentes, seria necessário um contexto de competição direta. “Neste caso, trata-se de algo subjetivo e imensurável. Ninguém pode afirmar quem é melhor ou pior em um trabalho artístico. Pode-se dizer ‘gostei mais’ ou ‘gostei menos’, mas isso não é uma verdade absoluta”, explicou.

Mesmo que uma delas vença a estatueta, Karla acredita que ambas se apoiarão. “Se ela ganhar, vou aplaudir e parabenizá-la. Se eu ganhar, espero que ela faça o mesmo. Tenho certeza de que isso vai acontecer”, finalizou.

Ainda Estou Aqui fez história em 23 de janeiro, ao conquistar três indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, um feito inédito para um longa brasileiro. Além disso, concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres.

Comentários

Comentários