EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação confirma continuidade do 'MenteInovadora'

Por Reinaldo Diniz | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A metodologia, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimula a aprendizagem colaborativa.
A metodologia, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimula a aprendizagem colaborativa.

A Secretaria de Educação de Piracicaba confirmou que manterá os materiais do programa MenteInovadora nas escolas da rede pública municipal. A iniciativa, que é fruto de uma parceria com a empresa Mind Lab, responsável pela criação dos conteúdos educacionais, foi firmada no final de 2023, com a implementação já no início do ano letivo passado.

Veja mais:


Uma das principais ferramentas do programa, os jogos de raciocínio lógico já estão disponíveis nas unidades escolares. Além disso, os livros didáticos, que complementam o material utilizado em sala de aula, serão distribuídos para os alunos nas primeiras semanas de aula, com entrega iniciando no dia 3 de fevereiro.

A secretária Juliana Vicentin destacou que o programa continuará focado no desenvolvimento das competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais dos alunos, utilizando ferramentas de metacognição para aprimorar estratégias de pensamento e regulação emocional. "Percebemos que o material contribuiu significativamente para o fortalecimento de habilidades essenciais, como empatia, cooperação, pensamento crítico e resiliência. Diante desse impacto positivo, decidimos dar continuidade ao programa para garantir que nossos estudantes continuem se desenvolvendo de forma integral, tanto no aspecto acadêmico quanto no emocional", destacou a titular.

A metodologia, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimula a aprendizagem colaborativa e fortalece habilidades essenciais no processo educativo. A empresa também confirmou que oferecerá formação para os novos professores da rede e, ao longo do ano, manterá a formação continuada para aqueles que já participaram de treinamentos anteriores, com enfoques mais detalhados sobre o uso do material.As escolas também receberão um manual de orientação para otimizar o uso dos recursos em sala de aula. Com a experiência do primeiro ano, segundo a secretaria, o objetivo agora é aprofundar os métodos metacognitivos, incentivar o uso autônomo dos jogos e integrar ainda mais o material ao ensino de língua portuguesa e matemática.

Comentários

Comentários