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Saiba os riscos de usar gás de cozinha no carro

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba |
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A utilização de gás de cozinha em carros é proibida pela Resolução 673 do Contran.
A utilização de gás de cozinha em carros é proibida pela Resolução 673 do Contran.

Com a alta constante nos preços dos combustíveis, muitos motoristas têm buscado alternativas para reduzir os custos, mas nem todas são seguras. Uma prática cada vez mais recorrente é a instalação clandestina de botijões de gás de cozinha, ou GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), para substituir o combustível convencional nos automóveis. No entanto, essa prática é ilegal e pode trazer sérios riscos à segurança dos motoristas e à integridade dos veículos.

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A utilização de gás de cozinha em carros é proibida pela Resolução 673 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que classifica a prática como infração grave, com a aplicação de cinco pontos na CNH, multa de R$ 195,23 e apreensão do veículo. Mesmo assim, alguns motoristas têm se arriscado, adquirindo kits de conversão vendidos em plataformas de comércio eletrônico, que variam de R$ 500 a R$ 1 mil.

O problema é que esse tipo de adaptação é totalmente artesanal, e em muitos casos, utiliza peças improvisadas, como componentes de empilhadeiras. Isso torna o sistema extremamente vulnerável, com riscos de explosão e danos irreparáveis ao veículo. Além disso, o processo de conversão para GLP não é adequado ao funcionamento dos motores, que não são projetados para trabalhar com esse tipo de combustível.

Especialistas apontam que o uso do GLP pode provocar sérios danos a várias partes do carro. As velas e cabos de ignição, por exemplo, têm sua vida útil drasticamente reduzida, podendo durar metade do tempo previsto. Em vez de 30 mil quilômetros, a troca pode ser necessária após apenas 15 mil quilômetros. O cabeçote do motor também está sujeito a trincas devido à pressão inadequada gerada pela queima do gás.

Outro risco crítico está na falta de lubrificação causada pelo combustível "seco", o que pode danificar as válvulas e até provocar seu travamento. Além disso, a pressão não controlada do GLP pode comprometer a abertura das válvulas, prejudicando o desempenho do motor. Isso ocorre também com kits de GNV (Gás Natural Veicular) mal instalados, mas no caso do GLP, os danos podem ser ainda mais graves, pois o motor não foi projetado para lidar com a taxa de compressão desse tipo de gás.

Com esses problemas, o motor pode perder potência, obrigando o motorista a forçar mais o veículo para tentar alcançar o rendimento ideal. Isso acelera o desgaste de peças e aumenta a necessidade de trocas frequentes, gerando um custo ainda maior do que a simples utilização dos combustíveis tradicionais.

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