![“O primeiro desafio do ano de 2025 é o enfrentamento à dengue', destacou governador.](https://sampi.net.br/dir-arquivo-imagem/2025/01/afceae8d69e47a7cb4be8549153c2d2c.jpg)
Piracicaba vai receber R$ 2 milhões para intensificar as ações de prevenção e combate a dengue, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O montante será repassado por meio do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal). Para todo o estado, o governo divulgou um repasse de R$ 228 milhões para apoiar os 645 municípios no enfrentamento da doença, sendo metade equivalente à cota fixa do incentivo de gestão municipal e a outra metade proveniente dos recursos de enfrentamento à dengue.
Veja mais:
- Presos fogem do Plantão Policial de Piracicaba
- Ainda em alerta, Piracicaba deve ter chuvas e ventos fortes
- Número de MEIs cresce e chega a 40 mil em Piracicaba
Na semana passada, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou o decreto que cria o Centro de Operações de Emergências (COE) para prevenir o Aedes aegypti. Para coordenar estratégias e ações de combate ao mosquito, bem como apoiar as regiões no planejamento estratégico, o COE é formado pela Secretaria de Estado da Saúde, Casa Civil, Casa Militar/Defesa Civil, Secretaria de Comunicação, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Secretaria de Desenvolvimento Social, além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e Exército como convidados.
“O primeiro desafio do ano de 2025 é o enfrentamento à dengue. Só teremos sucesso se fizermos juntos o que tem que ser feito. Temos em desenvolvimento a vacina do Butantan, que está indo muito bem, mas só teremos escala em 2026”, destacou o governador.
“O enfrentamento da dengue é uma ação conjunta entre o Estado e os municípios. Desde o ano passado, adotamos uma série de medidas para combater a doença, incluindo o repasse antecipado do IGM SUS Paulista. Além disso, vamos adquirir 100 novos equipamentos de nebulização portátil, elevando o total para 730 unidades, além de mais 10 máquinas pesadas, que serão acopladas às viaturas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Dengue em Piracicaba – Na sexta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica de Piracicaba informou que, entre 1º e 24 de janeiro de 2025, foram registradas 828 notificações de dengue, com 64 casos confirmados e nenhum óbito. No mesmo período de 2024, o número de notificações foi bem mais alto, com 1.692 registros e 640 confirmações, mas também sem mortes. Em 2023, a cidade teve 311 notificações, com apenas 17 casos positivos e nenhum óbito.