SAÚDE

Casos de câncer de colo de útero aumentam em 50% em Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Oncologista Fernando Medina alerta para importância da prevenção e acompanhamento
Oncologista Fernando Medina alerta para importância da prevenção e acompanhamento

O Cecan (Centro do Câncer) da Santa Casa de Piracicaba identificou um aumento de 50% no número de diagnósticos de câncer de colo de útero entre 2023 e 2024. Segundo dados oficiais, em 2023 foram 32 casos diagnosticados, enquanto que, em 2024, o número saltou para 48. A faixa etária atingida é a de mulheres com idade entre 48 e 51 anos.

Para o oncologista Fernando Medina, diretor do Cecan, o crescimento é significativo e merece atenção. Ele explica que a média de idade está consistente com os padrões nacionais e internacionais, mas alerta para a importância de avaliar se este aumento se deve à maior eficiência na detecção da doença, à melhora no sistema de registro dos casos, ao aumento real de casos ou à possível subnotificação da doença no ano anterior.

O médico acredita, ainda, que os números atuais possam decorrer de um possível atraso diagnóstico durante períodos anteriores, da maior conscientização da população sobre a necessidade de rastreamento ou ainda da maior efetividade dos programas de rastreamento do câncer de colo uterino na atenção básica.

No Brasil como um todo, o câncer do colo de útero sofreu aumento de 25% entre os anos de 2023 e 2024, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Medina conta que as causas para essa elevação ainda estão sendo investigadas, mas alguns fatores podem estar contribuindo. São exemplos a baixa adesão à vacinação contra o HPV, altamente eficaz na prevenção do câncer de colo do útero; redução na realização do exame preventivo (Papanicolau) nos últimos anos devido também à pandemia da Covid 19; falta de acesso aos serviços de saúde e desinformação e diagnóstico tardio, o que diminui as chances de cura e aumenta a mortalidade. “Por isso, o Janeiro Verde é tão crucial. Ele tenta conscientizar a população sobre o câncer de colo do útero, um problema de saúde pública que afeta milhões de mulheres no mundo todo e cuja solução está na informação para prevenção e diagnóstico precoce, aumentando consideravelmente as chances de cura”, afirmou.

Comentários

Comentários