ARTIGO

Diante dos desafios da vida


| Tempo de leitura: 2 min

A existência humana é permeada de múltiplas situações desafiadoras, desde as pessoais até as coletivas, das mais insignificantes às de grande relevância, cabendo-nos aprender como enfrentá-las. Esse processo é permanente e prossegue por toda a vida, até o instante da morte, o qual se mostra como o último desafio a ser enfrentado.

Além dos problemas considerados de grande importância, sejam profissionais, econômicos ou sociais, existem aqueles que muitas vezes passam despercebidos. São os desafios do cotidiano, que nos exigem compreensão, paciência, perdão e boa vontade, a fim de serem adequadamente superados. Dissabores domésticos, conflitos familiares, distúrbios no ambiente de trabalho, no trânsito, na escola, no templo religioso… A cada dia e em qualquer lugar somos confrontados por situações que nos exigem o exercício de virtudes a fim de serem resolvidas. Ninguém pode escapar de sua presença, pois fazem parte do currículo humano, sem as quais não aprenderíamos o que têm a nos ensinar.

Quando se possui adequada educação, no sentido de uma orientação integral, torna-se possível enfrentar os desafios e as dificuldades com melhores recursos, pois quem desenvolve as qualidades anímicas torna-se capaz de encontrar as melhores soluções para os problemas existenciais. Nesse sentido, uma correta orientação espiritual se mostra particularmente importante, ao fornecer elementos que permitem a compreensão das leis que regem a vida humana e ao habilitar quem se dedique com sinceridade a vivenciar seus postulados à resolução favorável dos intrincados desafios que todos enfrentamos.
Uma instrução espiritual também facilita a mudança de perspectiva sob a qual se observam as questões existenciais. Problemas, obstáculos e insucessos passam a ser vistos como lições necessárias, oportunidades preciosas, avisos da vida e sinais a sugerir novos e melhores rumos a seguir. Segundo essa perspectiva, intrinsecamente otimista, não são as situações externas que se configuram em problemas, mas sim nossas atitudes diante das mesmas é que fazem com que se tornem instrumentos do nosso sofrimento ou, ao contrário, do nosso crescimento interior.

Quando, mediante a sincera busca espiritual, se desenvolve e cultiva a fé, esta fornece uma força extraordinária para o enfrentamento dos problemas e para a realização do que poderia parecer impossível. A paciência se mostra igualmente necessária a qualquer realização importante, aliada à perseverança que permite que se prossiga na realização dos ideais elevados que se elegeram.Todos os indivíduos que se transformaram em exemplos inspiradores para os demais enfrentaram imensos desafios e souberam superá-los, ou, quando isso não foi possível, tiveram a sabedoria de aceitá-los com resignação, não deixando de executar as tarefas que se propuseram realizar.

Se nossa condição humana se caracteriza por limitações e fragilidades, também possuímos imensas possibilidades de realização e superação a serem descobertas e exercitadas, no processo de crescimento e aprendizado que é nossa existência. Essa perspectiva nos habilita a prosseguir oferecendo nosso melhor, aceitando com otimismo as lições que nos sejam necessárias e superando, um a um, os desafios que nos sejam endereçados pela vida.

André Salum é médico homeopata

Comentários

Comentários