PAPA CAIU

Como manter um ambiente seguro e evitar quedas de idosos?

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Vatican Media Divisione
Papa Francisco caiu e machucou o antebraço direito.
Papa Francisco caiu e machucou o antebraço direito.

O Papa Francisco, de 88 anos, sofreu uma queda em sua residência no Vaticano na quinta-feira (16) e machucou o antebraço direito, sem fraturas, que está imobilizado. O incidente traz à tona a preocupação com as quedas entre os idosos, um problema de saúde que vem ganhando atenção crescente. Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, cerca de 40% das pessoas com 80 anos ou mais caem anualmente.

Veja mais: 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de um milhão de idosos fraturem o fêmur todos os anos, sendo 600 mil desses casos no Brasil. A grande maioria das fraturas, 90%, é causada por quedas.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em gerontologia e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Caroline Saladini, os idosos são mais vulneráveis às quedas, especialmente em locais como o banheiro. Ela aponta que os principais fatores de risco incluem condições de saúde não tratadas, fraqueza muscular, desequilíbrio, problemas de visão ou audição e dores. Além disso, fatores ambientais, como pisos escorregadios, iluminação inadequada, móveis baixos e objetos soltos, também contribuem para o risco de quedas. Comportamentos inseguros, como andar de meias ou usar escadas sem corrimão, também são apontados como riscos.

A especialista recomenda algumas medidas para prevenir quedas, como melhorar a iluminação dos ambientes, manter os espaços livres de objetos soltos, ajustar a altura de móveis como o vaso sanitário e o sofá, e instalar barras de apoio, especialmente no banheiro.

Comentários

Comentários