
Um helicóptero de pequeno porte caiu na noite de quinta-feira (16) em uma área de mata fechada no Conjunto Habitacional Nosso Teto, em Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo. A aeronave foi encontrada na manhã desta sexta-feira (17) pela Polícia Militar. Quatro pessoas estavam a bordo. O piloto, Edenilson de Oliveira Costa, foi resgatado com vida por volta das 6h30, assim como uma criança, localizada às 7h.
- Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, modelo Eurocopter EC 130 B4, não tinha autorização para operar como táxi aéreo. Registrado sob a matrícula PR-WVT, o helicóptero pertencia à empresa C & F Administração de Aeronaves Ltda., sediada em Americana (SP). Aberta em 2023, a empresa realiza atividades auxiliares de transporte aéreo, mas não opera voos comerciais regulares.
O acidente ocorreu durante uma viagem que partiu de um heliponto no Jaguaré, zona oeste de São Paulo, com destino a Americana. Segundo a Defesa Civil, o helicóptero perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34. O mau tempo, com chuva no momento da decolagem, pode ter contribuído para o acidente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 23h28 de quinta-feira e realizou buscas durante a madrugada. A aeronave tinha capacidade para até seis passageiros e foi fabricada em 2001.
Para operar como táxi aéreo, seria necessária uma certificação do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 135, que exige vistorias, manutenção rigorosa e treinamentos específicos para pilotos, entre outras medidas de segurança. O caso será investigado pelas autoridades competentes.