A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira (13) o calendário de pagamentos do IPVA 2025 no estado de São Paulo. Motoristas poderão quitar o imposto com 3% de desconto em janeiro, caso optem pelo pagamento à vista. Alternativamente, é possível parcelar o valor em até cinco vezes, de janeiro a maio, com vencimentos definidos conforme o final da placa do veículo.
Saiba mais
- Sexta é o dia mais quente da semana em Piracicaba, segundo previsão do tempo
- Mega-Sena não tem vencedores e prêmio acumula de novo; veja valor
- VÍDEO: onça-parda morre atropelada na SP 304, em Piracicaba
Os pagamentos começam no dia 13 de janeiro para placas final 1 e seguem até o dia 24 para placas final 0. Em fevereiro, o imposto poderá ser pago integralmente, sem desconto, respeitando as mesmas datas.
Veículos de carga, como caminhões, têm a opção de parcelar o pagamento até 22 de abril. Todas as parcelas serão iguais e consecutivas, com vencimentos mensais conforme o número final da placa.
O governo também oferece a possibilidade de antecipar o licenciamento do veículo para 2025. Proprietários que já tenham regularizado o exercício de 2024 podem licenciar o veículo antecipadamente, quitando o saldo do IPVA até o dia 24 de janeiro com desconto, ou em fevereiro e março, dependendo da escolha de pagamento.
O Sistema de Licenciamento Eletrônico, desenvolvido pelo Detran-SP em parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, facilita o processo para os contribuintes, que podem optar pelo pagamento único ou parcelado.
Veja as datas de vencimento de acordo com o final da placa:
- Placa final 1: dia 13 de cada mês;
- Placa final 2: dia 14 de cada mês;
- Placa final 3: dia 15 de cada mês;
- Placa final 4: dia 16 de cada mês;
- Placa final 5: dia 17 de cada mês;
- Placa final 6: dia 20 de cada mês;
- Placa final 7: dia 21 de cada mês;
- Placa final 8: dia 22 de cada mês;
- Placa final 9: dia 23 de cada mês;
- Placa final 0: dia 24 de cada mês.