ARTES

Espetáculo final do Arte nas Quebradas é neste final de semana

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Espetáculo terá apresentação musicais, de dança e mostra de grafite, artes ensinadas durante o curso em 2024
Espetáculo terá apresentação musicais, de dança e mostra de grafite, artes ensinadas durante o curso em 2024

O Centro Comunitário Tatuapé II recebe nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, sexta-feira e sábado, o espetáculo de conclusão do curso “Arte nas Quebradas”, que terá apresentações que unem dança, teatro e grafite. O curso é uma iniciativa do Instituto Odeon, com patrocínio do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), e trabalhou durante sete meses a união entre arte, cultura e educação em jovens de 14 a 21 anos de escolas públicas de Piracicaba. Agora, durante os dois dias de apresentações, o público poderá ver de perto o que foi construído pelos formandos.

Baseado em suas vivências pessoais, os alunos escolheram o tema a ser abordado no espetáculo final. Intitulado “Nossa Voz”, o espetáculo traz o ponto de vista de cada um deles, do lugar na sociedade em que estão inseridos. Os formandos expressarão seus pensamentos e atitudes frente a temas contemporâneos, como questões feministas, misoginia e racismo, valorizando sua comunidade e suas origens. O espetáculo será acompanhado de músicas autorais e também de adaptações de canções já existentes. O público poderá seguir o cortejo que passará por ruas com muros grafitados pelos alunos. Já no espaço onde as cenas ocorrerão, os visitantes serão recebidos no jardim e encaminhados ao local coberto.

Durante todo o curso, os 50 alunos selecionados tiveram aulas focadas nas cenas de Hip Hop, com Cadson Maxwell Silva dos Prazeres; grafite, com Giulia Zen e de teatro, com Washington Poppi, e foram estimulados a desenvolverem habilidades e descobrirem novas formas de expressão por meio dessa troca com os professores. Em sua abertura, o projeto levou o grupo de teatro musical Manaká para conversar sobre a temática da comunidade. No processo metodológico, eles receberam a consultora pedagógica, Samira Ávila, responsável pela articulação entre os atores institucionais ligados ao projeto. A iniciativa ainda ofereceu uma bolsa participação de R$120,00 por mês para os alunos, com o objetivo de ajudar com despesas associadas.

Maiara Souza, mãe da aluna Emily, conta como o projeto impactou a vida da sua filha. “A Emily é uma criança autista e não tinha muita interação com outras crianças, mas no projeto ela fez amizades. E ver ela interagindo com outras crianças agora e coisas que ela não fazia, para mim é sensacional”, diz ela. “É muito gratificante ver como o curso foi transformador para esses jovens, vê-los mostrando sua força e se posicionando perante ao processo criativo. Nossas expectativas são altas e tenho certeza de que serão noites de apresentações inesquecíveis”, diz Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.

O evento de encerramento do curso Arte nas Quebradas acontece na sexta-feira e no sábado, dias 13 e 14 de dezembro, no Centro Comunitário Tatuapé II, em Piracicaba. O local do evento fica na rua Rodolfo Nunes, n° 365.

Comentários

Comentários