ARTIGO

CIIP: mais segurança para Piracicaba


| Tempo de leitura: 3 min

Foi com grande alegria que participei, no último dia 26/11, da inauguração do novo Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), que vai promover a ampliação do sistema de videomonitoramento na cidade com mais equipamentos e tecnologia de ponta. A iniciativa estava prevista no meu plano de governo e, com essa realização, posso dizer que ele foi cumprido em 98% daquilo com o que me comprometi ao assumir o desafio de administrar Piracicaba pelo período de quatro anos.

Convém ressaltar que a nossa cidade foi eleita pelo Instituto Sou da Paz como o município mais seguro do Estado de São Paulo, por dois anos consecutivos, com o menor Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IEVC) em cidades com população entre 200 e 500 mil habitantes. Com certeza a inauguração do CIIP vai nos ajudar a permanecer à frente deste ranking e assim Piracicaba continuará na vanguarda como referência em Segurança Pública.

Em países mais desenvolvidos ficou comprovado que a simples presença de câmeras de videomonitoramento funciona como um importante inibidor de crimes potenciais, pois sabendo que estão sendo filmados os criminosos tendem a evitar envolver-se em atividades ilícitas nas áreas vigiadas, contribuindo assim para a prevenção de furtos, roubos e vandalismo aos prédios públicos e particulares.

A integração da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), ligada à Guarda Civil, e a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), pertencente à Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran) era fundamental para criar um cerco digital em nossa cidade e dar mais eficiência e otimização do uso de recursos e pessoal na segurança do trânsito e da população como um todo.

Além da eficiência, o atendimento unificado vai permitir que 16 GCMs que anteriormente trabalhavam na Cemel sejam liberados para voltar a trabalhar na escala da corporação, com muitos, inclusive, devendo retornar ao policiamento nas ruas.

Ampliamos em mais de 100% o número de câmeras que operam o sistema de monitoramento. Agora o CIIP passa a contar com 442 novos equipamentos, sendo 372 câmeras e mais 70 equipamentos de OCR para o sistema de identificação de leitura de placas de veículos em movimento. Na segunda etapa da implantação, o número de câmeras em Piracicaba vai chegar a 900 e poderá recepcionar câmeras das cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e de entidades privadas para serem integradas ao nosso sistema. Assim poderemos contar com toda a nossa cidade vigiada, o Pira Big Brother.

De forma prática este sistema vai tornar mais célere e eficiente o atendimento de ocorrências ligadas aos órgãos como Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Samu, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Agentes de Trânsito. Uma vez que a estrutura unificada esteja implantada possibilitará a tomada de decisão de acordo com a natureza da ocorrência e quem deve ser acionado ou quem está mais próximo da ocorrência para dar cobertura imediata e atendimento rápido para solucionar o ocorrido.

Gostaria de destacar a importância dos membros do Conselho Municipal de Segurança (Comuse), como parceiros do Executivo de longa data, pelo total apoio na implantação desta importante ferramenta de segurança para o nosso município.

Assim damos mais um importante passo para que Piracicaba possa se consolidar como uma Smart City (cidade inteligente), inovando e garantindo o desenvolvimento integrado e sustentável da nossa cidade.
Ao promover a Segurança Pública com inteligência e tecnologia, podemos afirmar que Piracicaba está pronta para o futuro!

Comentários

Comentários