A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) inicia no sábado (30) as atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids e à Campanha Dezembro Vermelho. A campanha, que inclui exames rápidos para a detecção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e ações de conscientização, acontecem no Varejão do Algodoal, das 8h às 12h. A campanha é idealizada pelo Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e pela ONG Caphiv.
Saiba mais
- Cachorro é morto a facadas e jogado em córrego, em Piracicaba
- Alerta: tempestades estão a caminho de Piracicaba, diz previsão
- Black Friday: lojas em Piracicaba abrem até mais tarde
Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais e do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), diz que estas ações já estão na rotina da rede de saúde em Piracicaba, porém, no mês de dezembro esse trabalho é ainda mais intensificado. Além da campanha municipal, acontece a Campanha Fique Sabendo, do Estado de São Paulo, que visa difundir a oferta de testes rápidos, focando o diagnóstico precoce do HIV e da sífilis. “A campanha é extremamente importante, uma vez que ainda temos diagnósticos tardios. Precisamos reduzir a transmissão do HIV, portanto, é necessário prevenir, diagnosticar e tratar adequadamente. Além disso, o Dezembro Vermelho é uma oportunidade de combatermos o estigma que ainda hoje assola as pessoas que vivem com HIV/Aids”, afirmou.
De acordo com a SMS, a campanha tem como objetivo levar os testes de HIV e sífilis a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança e qualidade no processo do diagnóstico.