PREVENÇÃO

Ribeirão Piracicamirim: entenda plano de drenagem antienchentes

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Projeto inclui levantamento de informações básicas, análise e diagnóstico da situação atual do ribeirão Piracicamirim
Projeto inclui levantamento de informações básicas, análise e diagnóstico da situação atual do ribeirão Piracicamirim

Com o intuito de reduzir a frequência, intensidade e gravidade das enchentes no ribeirão Piracicamirim, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), homologou a licitação 09/2024, para elaboração de plano de drenagem e manejo de águas pluviais para a bacia do ribeirão Piracicamirim, inserida no território de Piracicaba.

Com investimento de R$ 691.272,25, custeados via repasse do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a empresa contratada é a Tractebel Engineering Ltda.

O projeto pleiteando os recursos do Fehidro para o ribeirão Piracicamirim foi elaborado pela Semuhget e inclui levantamento de informações básicas, análise e diagnóstico da situação atual, recomendações de intervenções imediatas (ações de curto prazo), proposta de ações prioritárias, proposta de ações sistemáticas, o plano de drenagem e manejo de águas pluviais e o relatório síntese.

O Piracicamirim é um dos principais afluentes do rio Piracicaba e se estende por outros dois municípios: Rio das Pedras e Saltinho. Quarenta e quatro por cento de sua bacia hidrográfica está em Piracicaba, sendo 40% na área urbana, e 56% nos outros municípios. Toda impermeabilização que ocorre em Rio das Pedras e Saltinho tem a drenagem, ou seja, as águas de chuva, direcionadas para o ribeirão Piracicamirim na área urbana de Piracicaba.

Comentários

Comentários