SEJA UM DOADOR

Em nível crítico, Hemonúcleo de Piracicaba precisa de sangue

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Santa Casa

O estoque de sangue do hemonúcleo de Piracicaba, que é gerenciado pela Unicamp, está baixo. De acordo com dados divulgados pelo Hemocentro da Unicamp, há falta de bolsas de sangue dos tipos O +, O -, AB - e B -. O nível de sangue disponível desses tipos está classificado como crítico.

Também há necessidade de sangue dos tipos A + e A -, que estão em nível de alerta para falta. Apenas o estoque de sangue do tipo AB + está em nível estável. Para fazer a doação, é necessário levar um documento de identificação ao Hemonúcleo de Piracicaba, que fica na Santa Casa. Quem quiser doar deve estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos. Quem for menor de idade deve levar um documento de identidade e um formulário de autorização assinado pelos responsáveis. Para maiores de 61 anos, só é autorizada a doação caso o interessado já tenha sido doador antes.

Os doadores também devem ter no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e não pode estar em jejum. A recomendação é para que os doadores evitem alimentos gordurosos. Após o almoço, é recomendado que espere pelo menos três horas antes de doar. A hidratação também é fundamental. Caso tenha ingerido álcool, é preciso aguardar até que os sinais de ressaca desapareçam.

Após a doação, os doadores devem evitar atividades que exijam esforço físico ou que sejam de risco, como trabalho em altura, condução de veículos pesados e outros. Também é recomendado que os doadores não pratiquem esportes logo após a doação. O Hemonúcleo de Piracicaba fica na Santa Casa, na avenida Independência, número 953. As doações acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h.

Comentários

Comentários