Um peixe-remo, espécie que vive em águas profundas, apareceu pela segunda vez este ano em uma praia na costa da Califórnia, nos Estados Unidos. O assunto é um dos mais comentados na web, uma vez que muitos acreditam em seus poderes sobrenaturais.
Segundo o Instituto Scripps de Oceanografia (Scripps Institution of Oceanography) da Universidade da Califórnia, o peixe media aproximadamente 3 metros e foi encontrado morto por uma estudante de doutorado em uma praia de Encinitas, no sul da Califórnia.
O caso foi registrado na semana passada. Menos de duas dúzias desses peixes foram avistados na região nos últimos 120 anos, afirmou o instituto.
Internautas compartilharam suas opiniões quando o instituto divulgou o achado: "medo", "será que vem algo ruim por ai?", disseram em comentários.
Também conhecido como "peixe do juízo final", o animal é capaz de "prever" terremotos e tsunamis, segundo a crendice popular. Eles vivem em profundidades entre 200 e 1000 metros e, por isso, os avistamentos não são comuns.
O outro peixe-remo encontrado mais recentemente foi em junho deste ano. LEIA AQUI.
Por que o peixe-remo é associado a desastres?
O aparecimento do peixe-remo seria um presságio de desastres naturais. De acordo com uma lenda japonesa, a espécie sobe até a superfície quando se assusta com tremores na profundeza oceânica. O peixe encontrado na praia foi levado para autópsia por cientistas do instituto.
Em 2011, animais da espécie apareceram na costa do Japão pouco antes do terremoto que devastou Fukushima e matou mais de 20 mil pessoas. Foi o suficiente para a disseminação do mito.
Por causa da forma e do tamanho, o peixe-remo também é conhecido como "serpente marinha" – ele pode medir até 17 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos.