Em 12 dias de novembro, Piracicaba registrou um nível de chuvas acima da média para o mês. Segundo o Posto Meteorológico da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), entre os dias 1° e 12 de novembro de 2024, Piracicaba registrou um 180,88 milímetros de chuva, enquanto que a média histórica anotada pela Esalq é de 135,7 milímetros. O volume de chuva em novembro de 2024 superou em 33,2% a média.
Saiba mais
- Após pausa, chuva já deve voltar a Piracicaba nesta semana
- R$ 600 milhões: saiba tudo sobre a Mega da Virada
Segundo a Esalq, a média foi superada em uma semana de chuvas na cidade. De acordo com os dados, entre os dias 1° e 7 de novembro, a cidade recebeu 148,9 milímetros de precipitação. Ainda de acordo com o posto meteorológico da Esalq, o dia mais chuvoso do mês foi 3 de novembro, quando foram registrados 74,7 milímetros de precipitação. Em seguida, o dia 6 de novembro anotou 32,8 milímetros de chuva, seguido do dia 8 de novembro, com 32 milímetros.
Rio Piracicaba
Por conta das chuvas, o Rio Piracicaba começou a subir até chegar ao nível de atenção no dia 7 de novembro, que chegou aos 3,48 metros com relação ao leito. No mesmo dia, o rio voltou ao estado normal, mas voltou a subir no dia 8 de novembro até atingir o nível de emergência, com 4,58 metros com relação ao leito. O manancial saiu dos níveis de emergência e atenção no dia 9 de novembro.
De acordo com o Saisp (Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo), nesta terça-feira (12), o rio está com 2,26 metros com relação ao leito. O rio extravasa quando atinge 4,7 metros com relação ao leito.