Começa no domingo (3), o 19° Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que reúne encenações, oficinas e um espetáculo convidado em apresentações gratuitas até o próximo dia 10 de novembro. No total, são 11 encenações na mostra oficial, um espetáculo convidado na abertura e duas oficinas.
Saiba mais
A realização é da Prefeitura de Piracicaba e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Sesc Piracicaba, Movimento Liberdade Liberdade, Apite (Associação Piracicabana de Teatro) e os teatros municipais Dr. Losso Netto e Erotides de Campos. A abertura será realizada no domingo (3), a partir das 17h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, do Engenho Central. Logo após a solenidade, o grupo Brancalyone Produções, de São Paulo, apresentará o espetáculo “Dias Felizes”, em duas sessões, às 18h e às 21h.
A organização da edição de 2024 da Fentepira é da WCultural, com direção de produção assinada pelo produtor cultural piracicabano leonardo Moraes, com assistência de produção de Felipe Nunes, Paula Ibãnez e Wilson Lima. Os curadores de 2024 são Valdir Rivaben e Soraya Martins Patrocínio.
Além das apresentações, a edição deste ano traz uma novidade, que é o revezamento entre os debatedores. Serão dois profissionais por espetáculo para realizarem o debate após as apresentações, com participação do público, artistas da cidade e integrantes do grupo. Os nomes que comporão a banca são Sidney Santiago Kuanza, Jandilson Vieira, Pamela Duncan e Alessandro Hernandez. Toda a programação do festival é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir de 1 hora antes do início de cada espetáculo no local da apresentação.