O prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD) para comandar a cidade pelos próximos quatro anos é o primeiro político do Estado de São Paulo a ser eleito em três cidades diferentes. Helinho Zanatta foi eleito prefeito no segundo turno da eleição municipal realizado neste domingo (27). Ele recebeu 106.399 votos, o que equivale a 53,61 dos votos válidos.
Além de Piracicaba, ele já foi duas vezes prefeito de Charqueada, de 2001 a 2008, e, posteriormente, eleito e reeleito prefeito de São Pedro, de 2013 a 2020. Em 2022, Zanatta foi eleito deputado estadual com 77.550 votos.
Com a eleição conquistada neste domingo (27), Helinho Zanatta se iguala a Yves Ribeiro, que foi prefeito de três municípios diferentes em Pernambuco (Itapissuma, Igarassu e Paulista) e William Guimarães da Silva, que foi prefeito de três municípios diferentes no Maranhão (Santa Helena, Guimarães e Alcântara).
Em Charqueada e São Pedro, Helinho atuou no combate a problemas como a falta de água, regularização de loteamentos, problemas de falta de médicos em hospitais, asfalto e infraestrutura nas regiões centrais e bairros periféricos.
Ao ser eleito em Piracicaba, afirmou que vai priorizar o combate a falta de água e os problemas na saúde, com soluções emergenciais. Segundo ele, essas ações são prioritárias e serão adotadas no começo do mandato logo no início do seu mandato.
Entre as primeiras ações, Helinho menciona o programa Caixa d’água para todos, que vai fornecer kit completo de caixas de água de 500 litros para quem não tem. Segundo ele, essa medida ocorrerá ao mesmo tempo em que trabalha para estabilizar o fornecimento da rede de abastecimento de água em até um ano.
Para a Saúde, Zanatta propõe o Poupatempo da Saúde, que permitirá exames, consultas de especialidades médicas e pequenas cirurgias em um único local, sem filas e com hora marcada, além da contratação de vagas na rede privada e de médicos para reforçar os postos de saúde.
O prefeito eleito também já abordou outros pontos que serão trabalhados por etapas, pensando no desenvolvimento do município, como a geração de emprego e renda, saúde pública para animais domésticos, criação da Secretaria de Turismo e parcerias com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que o apoiou no segundo turno da eleição municipal.