IMIGRAÇÃO ITALIANA

Emocionante: OSP toca clássicos italianos em concerto especial

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Will Baldine/JP

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) homenageou os 150 anos da imigração italiana no Brasil com um concerto especial no Teatro do Engenho, no último sábado (26). A apresentação reuniu, no programa, composições famosas de diversos artistas italianos, dos clássicos às trilhas sonoras. O espetáculo teve a participação do tubista Dante Capacla como solista principal da noite.

Saiba mais

A ideia do concerto surgiu em virtude da forte presença da comunidade em Piracicaba, cuja principal referência é a Societá Italiana de Mutuo Soccorso, fundada em 1887. Em julho, a OSP lembrou os 200 anos da imigração alemã no Brasil e recebeu na plateia Johannes Wahner, do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo. “Os integrantes da Società, o presidente Juliano Dorizotto e o diretor Palmiro Romani, nos solicitaram um programa com músicas da Itália, o que aceitamos de imediato”, explica o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP.

No programa, estão obras como a abertura da ópera “Nabucco”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, estreada em 1842 em Milão, composições de Ennio Morricone como “Cinema Paradiso”, “Malèna”, “Playing Love” (do longa “A Lenda do Pianista do Mar”) e “The Man with Harmonica” (do filme “Era uma Vez no Oeste”), entre outros clássicos italianos. “O concerto às 19h vai se dedicar aos 150 anos de imigração italiana no brasil. nós vamos ouvir algumas peças das famosas óperas da itália, por exemplo Nabucco, de Giuseppe Verdi, e também composições do Morricone e trilhas sonoras de famosos filmes”, diz Andreas.

Solista

Convidado, o solista Dante Capacla destaca a tuba, um instrumento que raramente assume a posição de solo. “É o maior dos instrumentos do grupo de sopros, que é a Tuba. A tuba nós podemos ouvir raramente como instrumento solo. O solista Dante Capacla vai tocar o concerto para Tuba Orquestra do inglês Ralph Vaughan Williams”, diz o maestro Knut Andreas. Dante Capacla iniciou seus estudos na Emesp Tom Jobim em 2000, sob a orientação de mentores renomados, como o professor piracicabano Sérgio Teixeira e Gian Marco de Aquino, e se formou em Licenciatura em Música pela Unicamp.

Aprofundou sua especialização em performance de tuba na Inglaterra e na Alemanha, onde também participou de diversos grupos de metais. Durante muitos anos, foi professor de tuba no Conservatório Villa Lobos e no Projeto Guri. Além disso, já atuou como músico convidado em orquestras, como a Sinfônica Municipal de Campinas, e as sinfônicas de Limeira, Marília e São Carlos. Desde 2015, é o principal tubista da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e atua como mentor de novos músicos.

A realização dos concertos especiais é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São patrocinadoras prata a Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio da Caterpillar, Café Morro Grande e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô. Os espetáculos acontecem neste sábado a partir das 16h no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Comentários

Comentários