PIRACICABA ANTIGA

Câmara divulga fotos históricas do ex-prefeito Salgot Castillon

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Acervo Câmara de Piracicaba

O acervo histórico da Câmara de Piracicaba disponibilizou 127 fotografias históricas que contam a trajetória política e de vida do ex-prefeito piracicabano Francisco Salgot Castillon, que esteve à frente da cidade até 1969, quando foi cassado pela Ditadura Militar. O acervo foi doado à Câmara por Lídice Salgot, filha do ex-prefeito. Os arquivos foram disponibilizados em cinco séries fotográficas, publicadas no acervo digital do Legislativo, disponível no site da câmara.

Saiba mais

Francisco Salgot Castillon nasceu em 2 de janeiro de 1921, na cidade de Centelhas, província de Barcelona, Espanha. Mudou-se para o Brasil, onde se formou engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro, em 1946. Sua atuação política teve início na Câmara Municipal de Piracicaba, onde atuou como vereador por dois mandatos: 1952-1955 e 1956-1959. Ele foi eleito prefeito de Piracicaba pela primeira vez em 1959.

O prefeito Salgot e o vice João Batista Vizioli foram empossados em 1º de janeiro de 1960, em solenidade na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Piracicaba. Naquele mesmo mês, em homenagem a eles, foi oferecido um banquete com autoridades e convidados. Como prefeito em 1º mandato, Salgot protagonizou um momento marcante para a cidade: a chegada de Dom Aniger de Francisco de Maria Melillo, nomeado pelo Papa João 23 como 2º Bispo de Piracicaba.

Para além do município, Salgot Castillon elegeu-se deputado estadual, cargo que ocupou de 1963 a 1968. Logo no primeiro ano de mandato, teve participação em um importante acontecimento da história piracicabana: a Greve dos Ferroviários. Segundo relatado em periódicos da época, em 3 de outubro de 1963, na Estação da Sorocabana, houve um conflito entre a força policial e os grevistas, que protestavam pelo cumprimento de condições salariais pré-estabelecidas, o deputado Salgot, que lá estava em busca de uma solução pacífica para o caso, acabou detido.

No final de 1968, Francisco Salgot Castillon foi eleito novamente prefeito de Piracicaba, tendo tomado posse para esse segundo mandato em 1º de fevereiro de 1969, durante sessão solene de instalação da legislatura de 1969 a 1972. Mas o ano que começou com sua posse terminou em sua cassação. Com o recrudescimento da ditadura militar, Salgot teve o mandato de prefeito cassado no dia 17 de outubro de 1969. Além da cassação, seus direitos políticos foram suspensos por dez anos, período no qual voltou a atuar como engenheiro. Francisco Salgot Castillon faleceu no dia 23 de janeiro de 2002. O acesso aos arquivos pode ser feito por todos, de maneira gratuita, através do site da Câmara de Piracicaba.

Comentários

Comentários