SAIBA COMO DOAR

Banco de medicamentos em Piracicaba pede doação de remédios

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Roberto Gardinalli/JP

Você é daquelas pessoas que possuem uma gaveta em casa cheia de remédios dos mais variados tipos? Remédios vencidos ou que sobraram de algum tratamento que já foi finalizado? Esse tipo de medicamento pode ter um destino, e pode ajudar muitas pessoas que não têm condições de comprar ou, até mesmo, os moradores de lares de idosos em Piracicaba.

Saiba mais

O Banco de Medicamentos, que fica dentro do lar dos Velhinhos de Piracicaba, pede doações de medicamentos de todos os tipos, e os remédios que podem não servir mais para alguma pessoa, serão destinados a quem necessita. De acordo com a presidente do banco, Selma Aguiar Ferrato, qualquer pessoa pode doar e qualquer pessoa pode receber, basta entrar em contato. “O banco fica aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com um farmacêutico presente o tempo todo, atendendo às pessoas”, disse. Selma diz que a instituição aceita todos os tipos de medicamentos. As doações passam por uma separação e as que estiverem em condições de serem dispensadas, são disponibilizadas para as pessoas. “Nós aceitamos qualquer tipo de medicamento. Aqui passa por uma rígida separação, nós olhamos cada cartela, a integridade dos comprimidos para poder ser dispensado para as pessoas que vierem buscar”, afirmou.

O banco também aceita medicamentos controlados. Mas, nestes casos, por não contarem com médicos especializados para fazer a receita, os remédios não passam para a doação para o público geral, e são destinados ao Lar dos Velhinhos e ao Lar Betel. “Esses locais que tem médico presente e que pode fazer a receita e posteriormente dispensar a  medicação”, afirmou.

O Banco de Medicamentos também aceita remédios fora do prazo de validade para que a destinação correta seja dada. Uma vez por semana, equipes da Prefeitura de Piracicaba recolhem os medicamentos vencidos e os incineram. “É muito melhor que tragam mesmo vencido. Não pode fazer o descarte na pia, na bacia do banheiro. Isso é altamente contaminante, a gente tem que ter essa consciência de que o medicamento tem o lugar certo para ser descartado”, afirmou.

Doações

O Banco de Medicamentos precisa de doações para se manter. Selma orienta que as pessoas que quiserem fazer doações de remédios podem levar diretamente ao banco. “A gente pede porque, o único jeito da gente atender a população, é ganhando as doações, porque nós não temos recursos”, completou. O endereço para doações no banco é avenida Torquato da Silva Leitão, 615, São Dimas, dentro do Lar dos Velhinhos. O Banco de Medicamentos funciona de segunda a sexta-feira das 13 às 17h.

Comentários

Comentários