Nome folclórico da política piracicabana, o funcionário público aposentado Wilson Trindade, 66 anos, tem plena certeza de que será o próximo presidente do XV de Novembro. Torcedor fanático do Nhô Quim há quase meio século, Trindade aposentou o desejo de ser prefeito de Piracicaba (após cinco tentativas) para lutar pela cadeira mais importante da diretoria executiva do Glorioso Esquadrão. Se isso acontecer, ele garante que levará o Alvinegro “à Primeira Divisão já no próximo ano”.
Para realizar esse sonho, no entanto, Trindade terá de passar primeiro pela eleição do Conselho Deliberativo, que será realizada no próximo dia 19. Com a vaga garantida no Conselho, o veterano torcedor poderá registrar uma chapa para se candidatar ao cargo máximo do Alvinegro Piracicabano, em pleito que está marcado para o dia 29 de outubro.
Apesar das dificuldades, nada o desanima. Pelo contrário. Seguro, ele acredita que terá votação expressiva no Conselho Deliberativo, o que viabilizará sua candidatura à presidência. "Estou confiante de que os sócios entenderão minha situação e votarão em peso para que eu seja apto para disputar e ganhar a presidência – para o bem do nosso querido e já quase falido XVzão do nosso coração", declara.
Por isso, mesmo anres de ser conselheiro, Trindade já está em campanha para ser presidente há pelo menos três semanas. Nas redes sociais, ele posta diariamente propostas e faz propaganda de seu nome para que os quinzistas com direito a voto coloque a confiança em seu nome.
Entre as suas principais bandeiras estão a conquista de 15 mil novos sócios; parceiros e investidores por meio da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e apoio irrestrito do Poder Público: “Independente do prefeito que vier a ganhar, já no início do próximo ano eu exigirei verbas significativas da Secretaria de Esportes”, diz o futuro candidato.
Sem “papas na língua”, Trindade promete ainda resultados dentro de campo a curto prazo. “Faremos do nosso XVzão campeão da segunda divisão (A2) em 2025. E em 2026, o nosso XVzão será campeão da primeira divisão (A1)”, crava o torcedor, que, assim, quer entrar para a história do clube piracicabano. “Serei o melhor presidente depois do Romeu Italo Ripoli”, diz, convicto. Veja, abaixo, a entrevista na íntegra, concedida ao Jornal de Piracicaba.
Conte-nos um pouco da sua trajetória como torcedor que acompanha há anos o XV... Sou um torcedor fanático e apaixonado pelo XVzão, há 49 anos. Hoje, sou um idoso com 66 anos, mas tive a felicidade de ter comparecido à inauguração do Barão da Serra Negra, em 4 de setembro de 1965, levado pelo meu saudoso pai Domingos Trindade. Ele trabalhava na prefeitura e era amigão do ex-prefeito Luciano Guidotti, que foi o melhor prefeito que Piracicaba teve. Foi ele (Luciano Guidotti) quem inaugurou o lindo Barão da Serra Negra. Tinha 7 anos, pois nasci em 1958. Depois, passei a pegar bolas nos treinos do XV, que, naquela época, era respeitado no Brasil inteiro. Ganhou várias vezes do Santos, Palmeiras e outros times grandes.
Tem algumas histórias curiosas e inesquecíveis do XV de Novembro? Sim. Eu tinha apenas 10 anos quando o XV, em 1968, foi campeão da Lei do Acesso após vencer a Taça dos Invictos, em 1967. Em 1973, há 51 anos, tive a felicidade de jogar no XV de Piracicaba, no antigo campo “Gomes Pedrosa”, ao lado de Paulinho Massariol (que depois foi artilheiro pelo Vasco), Nardela, Delem, Leonel, Dadá, Joãozinho Paulista. E, em 1976, eu conheci todo o time que foi vice-campeão paulista da Série A1... Eu e todos os torcedores amávamos o nosso XVzão e tínhamos mais alegrias do que decepções – diferentemente de agora. Alguns jogadores que eram de fora honravam a camisa do XV. Davam entrevistas e se declaravam piracicabanos e quinzistas de corpo e alma.
Por que você quer ser presidente do XV? Porque sou apaixonado pelo nosso XVzão e tenho medo de que o time caia para o “Amadorzão”, para a Série A3 e até a Série A4. Quando eu for presidente do XVzão, não terá nenhuma corrupção. E, com patrocinadores de Piracicaba e de todo o Brasil, montaremos um timão, tendo por base a maioria dos jogadores piracicabanos, bem alimentados e bem treinados. E levaremos o nosso XVzão de volta à Primeira Divisão, já no próximo ano. Serei o melhor presidente do XVzão, depois do Romeu Italo Ripoli, que levou o nosso XVzão para o exterior em 1964.
Então, atualmente, o seu grande projeto de vida é comandar o Alvinegro Piracicabano? Sonho com a presidência do XVzão. Sou honesto, grande comunicador e tenho infiltração (sic) com deputados e até com o governador de São Paulo, que trarão grandes emendas financeiras para o nosso XVzão e me indicarão grandes patrocinadores estaduais que elevarão a renda do XVzão em três vezes do que é hoje.
Mas antes você tem de se eleger conselheiro do XV de Piracicaba. Acha que terá votação suficiente? Sim. Terei de ser eleito primeiramente a conselheiro do XV neste dia 19 para, no dia 29, concorrer e ganhar a presidência do XVzão. Espero, sim, ter votação suficiente na eleição do Conselho. Por isso, peço que todos os sócios votem “Trindade” para conselheiro no próximo dia 19 de outubro.
Passa por sua cabeça nem conseguir o cargo de conselheiro? Porque somente com uma vaga no Conselho Deliberativo, você estará apto para concorrer ao cargo máximo da diretoria executiva... Não. Ao contrário, estou confiante de que os sócios entenderão minha situação e votarão em peso para que eu seja apto para disputar e ganhar a presidência – para o bem do nosso querido e já quase falido XVzão do nosso coração.
Caso seja candidato, quais as principais propostas que você tem para equacionar financeiramente o XV? 1 - Conquistaremos 15 mil novos sócios; 2 - Buscaremos com deputados e políticos locais emendas financeiras constantes; 3 - Através da SAF, aprovada pelo Conselho Deliberativo em maio de 2022, buscaremos parceiros e investidores por todo o Brasil, pois essa é a tônica que envolve o futebol moderno. E com o nosso XVzão na primeira divisão, repito, aumentaremos três vezes mais a nossa renda mensal; 4 - Independente do prefeito que vier a ganhar, já no início do próximo ano eu me reunirei com ele e exigirei verbas significativas da Secretaria de Esportes, pois faremos trabalhos e projetos voltados às crianças e esportistas em geral; e 5 - faremos eventos artísticos gigantes todos os meses.
Qual a sua opinião sobre a SAF (Sociedade Anônima do Futebol)? É o caminho para os clubes? Sim. Indiscutivelmente. A SAF foi implantada recentemente no XVzão e está em fase embrionária. Mas é o caminho certo para o XVzão e para todos os clubes.
Tem algum plano, caso seja presidente, para colocar o clube na elite do Paulista e pelo menos na Série B do Campeonato Brasileiro? Disse anteriormente que não aceitaremos nenhuma corrupção. Aumentaremos o caixa do nosso XVzão três vezes mais. Montaremos um timão e recolocaremos o nosso XVzão na primeira divisão. Ficaremos campeão já no próximo ano. E venceremos a Copa Paulista de 2025, colocando o nosso XVzão na Série D do Brasileiro. Quem viver verá!
Para terminar, deixe uma mensagem para o torcedor quinzista. O que ele pode esperar de você, caso seja o mandatário do clube nos próximos dois anos? Amigão torcedor quinzista: como eu, você vem sofrendo há anos com o nosso XVzão, que sempre “nada, nada e morre na praia”. Agora, eu assumindo a presidência no nosso XVzão, nos próximos dois anos, faremos do nosso XVzão campeão da segunda divisão (A2) em 2025. E em 2026, o nosso XVzão será campeão da primeira divisão (A1). O torcedor quinzista é a razão da nossa existência e merece ver o nosso XVzão respeitado em toda a Nação.