ARTIGO

Aumentar a sensação de segurança na cidade


| Tempo de leitura: 2 min

Alex Madureira é deputado estadual PL e Corregedor da Alesp
Depois de muito ouvir lideranças da Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, Policias Civil e Militar, Defesa Civil, o nosso Plano de Governo optou por uma solução que tem sido bem sucedida em outras cidades que visitei, do mesmo porte de Piracicaba, durante meus mandatos como deputado. E a minha opção, ao ser eleito Prefeito de Piracicaba, será reimplantar a esquecida Secretaria Municipal de Segurança Pública, criada há 40 anos pelo então prefeito josé Machado e esquecida posteriormente em governos que o sucederam e também nas nossas ações legislativas locais.
Criação de uma nova Secretaria, unindo Guarda Municipal e Trânsito, tendo como parâmetros a rediscussão e implementação de um plano de carreira e consolidação de um Estatuto apropriado para a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba. A urgente realização de concurso público para preenchimento e ampliação das vagas na corporação. Sobretudo valorizar ainda mais o trabalho prestado pela Corporação em vários sentidos para nossa cidade.
Para as equipes atuais e futuras, equipar, treinar, capacitar. Conseguir mais viaturas, com recursos próprios ou do Governo Estadual, mais armamentos já solicitados como deputado ao nosso Secretário Guilherme Derrit. É preciso ainda intensificar a Ronda Escolar nas escolas municipais. E ampliar o monitoramento integrado entre as várias corporações.
Outro dos imensos desafios na área é que a maioria dos prédios da prefeitura não possui AVCB, laudo dos bombeiros contra perigos de incêndio. É preciso resolver esse aspecto de forma urgente e definitiva. Juntar ao tema da segurança, os do trânsito e mobilidade urbana. Verificar modelos mais avançados de monitoramento de trânsito em outras cidades, rever modelo de gestão de câmeras para o controle de trânsito nas principais vias da cidade. Rever as condições de trabalho do CEMEL, após visitas realizadas em São José dos Campos, Santo André, Capivari, entre outras cidades.
Como desdobramento dessa ação na área da Segurança, pretendo dar também novo perfil para a Semutran, para que ela cuide dos transportes internos da prefeitura (Semutri) e do transporte urbano em nossa cidade, agindo com maior rigor e fiscalizando com intensidade as ações da nova empresa prestadora de serviços de ônibus na cidade.
É preciso também ter projetos para a educação contra uso de drogas aos alunos da nossa rede de ensino, preocupação com acolhimento as mulheres acometidas por violência doméstica. E no plano administrativo, discutir como ampliar o Convênio para a Atividade Delegada; atualmente, firmado em 30 dos 52 municípios da região do CPI-9; e em 450 de 645 municípios do Estado de São Paulo.
Atualmente, somando o efetivo da PM e GCM temos, aproximadamente, 30 viaturas para o atendimento de ocorrências em Piracicaba; Com a implantação da Atividade Delegada, haverá o incremento de viaturas no patrulhamento ostensivo, em locais determinados pela Secretaria de Segurança Municipal, não sendo empenhadas para ocorrências e, consequentemente, aumentando a visibilidade e a sensação de segurança da população.

Comentários

Comentários