IMPOSTO DE RENDA

Piracicaba tem 13 mil declarações na malha fina; confira a sua

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil

A Delegacia da Receita Federal da região de Piracicaba informou que um total de 13.842 declarações de IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) da área caíram na malha fina em 2024. De acordo com os dados liberados, a principal causa de questionamentos nas declarações são relacionadas ao lançamento de despesas médicas.

Saiba mais

Segundo os dados enviados pela Receita Federal, das 25 cidades de cobertura da delegacia regional de Piracicaba, 44,75% das declarações que caíram na malha são relacionadas a deduções de despesas médicas; 35,95% são relacionadas a omissão de rendimentos, incluindo não declarados pelos titulares das declarações ou dependentes; 15,08% caíram por diferenças no imposto retido na fonte, o que significa que os valores declarados pelos contribuintes e informados pelas fontes pagadoras está errado; 2,35% são relacionados aos rendimentos recebidos acumuladamente, ou seja, diferença entre as infromações declaradas e as fornecidas pelos responsáveis pelos pagamentos; 1,55% é sobre a diferença entre o valor de imposto pago declarado na durante o ano de 2023 e os registrados nas bases de dados da Receita Federal; e 0,35% está relacionado às deduções por incentivos, como doações, incentivo ao esporte e cultura e outros.

De acordo com a receita Federal, para saber se você caiu na malha fina é necessário acessar o “Meu Imposto de Renda”, disponível em app ou pelo site Gov.br. Com o sistema logado, o contribuinte deve clicar em “Pendências de Malha”.

Para resolver o problema, primeiro é necessário identificar qual foi o problema ocorrido no preenchimento. Em caso de erro no preenchimento ou falta de informação, o contribuinte pode realizar uma retificação, feita pelo próprio programa da declaração original e pelo e-CAC.

Comentários

Comentários