MEIO AMBIENTE

Voluntários recolhem 1,1 tonelada de lixo do Rio Piracicaba

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Voluntários participam de ação de limpeza no rio Piracicaba
Voluntários participam de ação de limpeza no rio Piracicaba

As ações realizadas no rio Piracicaba na sexta-feira (20) e no sábado (21) recolheram 1,1 tonelada de lixo e inservíveis. A ação de sábado foi realizada pela Associação Remo Piracicaba, com apoio do Instituto Beira Rio, Ascapi, SOS Rio Piracicaba, Amo Porto e Prefeitura.

Leia também:

Os trabalhos começaram às 8h30, na rampa do Largo dos Pecadores, e terminaram por volta das 11h na rampa do Navegantes. No início do projeto, os participantes recolheram o lixo nas margens e dentro do rio, utilizando equipamentos fornecidos pelas instituições participantes, como luvas e sacos de lixo. As sacolas foram deixadas às margens do rio e recolhidas por um barco, que as levou até a rampa, onde um caminhão de coleta aguardava para destinar os descartes corretamente.

“Tivemos voluntários a pé pela barranca do rio que ajudaram bastante na coleta e também voluntários de caiaque acessando as margens que não era possível a pé”, explicou Renan Sgarbiero, da Associação Remo Piracicaba.

Nessa ação, cerca de uma tonelada de lixo foi recolhida pelos voluntários. Sapatos, chinelos e tênis, embalagens de marmitex e latas predominaram entre os objetos recolhidos. Os voluntários também recolheram pneus, colchões, capacete de moto, bebedouro de água, entre outros. Cerca de 45 voluntários participaram da ação, número considerado aquém do ideal.

CORREDOR CAIPIRA

Na manhã de sexta-feira, para marcar as ações do Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, membros do projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” realizaram coleta de lixo na Rua do Porto e no Engenho Central, às margens do Rio Piracicaba. Cerca de 20 pessoas participaram realizando a coleta, que durou 1h30.

“O objetivo, além de possibilitar a retirada de lixo das margens, foi gerar conscientização das pessoas sobre a importância da preservação ambiental, especialmente num momento de estiagem severa e mudanças climáticas”, informou a entidade por meio de nota. Os voluntários recolheram 106 quilos de resíduos, entre garrafas de vidro, copos plásticos, maços de cigarro, sacolas plásticas, isopor e um celular em processo de deterioração.

A ação contou com a participação da Cooperativa Reciclador Solidário, que auxiliou na captação, separação e destinação correta dos materiais coletados. Também participaram funcionários da Replan (refinaria de Petróleo sediada em Paulínia).

Comentários

Comentários