O desenvolvimento sustentável está intrinsecamente ligado à preservação dos recursos naturais e ao fomento da produção diversificada de alimentos. O amplo território rural de Piracicaba, que representa 82% do município, demanda uma abordagem estratégica para contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população, garantir a preservação ambiental, gerar emprego e renda e incentivar a economia local, a partir de atividades voltadas à agricultura e ao abastecimento alimentar.
Assumimos a gestão da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba) em janeiro de 2021, com o compromisso da consolidação do Plano Diretor de Piracicaba e do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ambos trazem na essência o conceito de sustentabilidade, tanto em seus princípios, quanto nos objetivos e instrumentos norteadores.
Nada acontece sem estrutura. Assim, com apoio do prefeito Luciano, foi preciso literalmente “arrumar a casa”, ou seja, fazer reformas, comprar computadores, organizar arquivos, trazer novos profissionais por meio de concursos, atualizar parque de máquinas, promover treinamentos e ter assessoria capacitada e responsável com a pauta.
Com muita responsabilidade e transparência, analisamos e ampliamos os programas já existentes na secretaria, como o dos Varejões Municipais, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e a perenização de estradas e pontes rurais. Além disso, para a implementação do Plano, criamos outros novos em alinhamento com as políticas estaduais e federais, contando com grande apoio de instituições e da comunidade ligada ao setor.
Em rede, passamos a ter projetos transformadores, todos relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Podemos destacar, por exemplo, a disponibilidade de máquinas e assistência técnica do Programa Patrulha Agrícola; o fortalecimento e novas frentes do Programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); o Programa de Adequação Ambiental Rural; o trabalho junto às hortas urbanas comunitárias e escolares do Programa de Agricultura Urbana; o Selapir – Selo Local de Alimentos de Piracicaba; a Cozinha Experimental, que oferece cursos e capacitações para geração de renda; o Programa de Compras Públicas da Agricultura Familiar e das Cestas Verdes; endereçamento rural (Rotas Rurais), entre outros.
Nesta gestão (2021-2024) tivemos o cuidado de consolidar nossos programas com leis, regulamentações e previsão orçamentária para que a política pública de fomento à agricultura local se fundamentasse sempre como um bem público para a população.
O trabalho próximo ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) foi essencial para análise e validação do trabalho da Sema, gerando novas formulações e implementações, tanto de ações, quanto de outros programas.
Valorizando a construção coletiva, juntamos esforços com representantes de outros municípios da Região Metropolitana de Piracicaba e com as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATI), num movimento protagonista para promover o debate público, socializar conteúdos pertinentes e subsidiar ações locais e regionais para a agricultura.
Fortalecemos uma significativa rede de apoio e, com a troca de conhecimento e experiências, muitos programas passaram a ser compartilhados e pensados conjuntamente.
O entusiasmo pode ser caracterizado como um “estado emocional positivo, marcado por uma intensa sensação de interesse e comprometimento em uma atividade específica”. Este foi o sentimento e a forma de trabalhar com que enfrentamos os desafios para uma Sema cada vez mais valorizada.
Que continuemos caminhando com respeito, conhecimento, parcerias e entusiasmo.
Viva a agricultura sustentável!
Nancy Ferruzzi Thame é secretária municipal de Agricultura e Abastecimento