A Cia. Efêmera de Teatro de Piracicaba apresenta a partir de hoje (13) o espetáculo teatral “Desaparecidas”, na Sala 2 do teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba. A peça tem apoio da Lei Paulo Gustavo e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). As apresentações são gratuitas e às 20h na sexta. A apresentação da peça continua no sábado (14) e domingo (15), às 18h30.
Além das apresentações, haverá o encontro “Diálogos Maternos”, que incluirá a exibição do documentário também intitulado “Desaparecidas”, seguido de um bate-papo sobre o tema “Onde foram parar as mulheres que se tornaram mães?”. Este evento acontecerá no mesmo local às 18h na sexta-feira e no sábado, e às 16h30 no domingo. “Desaparecidas” é um espetáculo que reflete questões relacionadas à maternidade. O Projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Segundo a apresentação do espetáculo, o tema surgiu a partir do questionamento feito pelas atrizes e mães Daniela Cavagis e Vânia Lima: Onde foram parar as mulheres que se tornaram mães? Surgindo, assim, a peça de teatro com uma linguagem contemporânea e lírica, que, além de Daniela e Vânia, também traz no elenco a atriz e mãe Kelly Aguiar.
O espetáculo é resultado de uma pesquisa que surgiu da necessidade de falar sobre a identidade da mulher pós-maternidade. O trabalho foi construído a partir de oficinas artísticas em bairros da periferia da cidade de Piracicaba, que tinham o propósito de compartilhar experiências entre mães, trazendo, assim, para a cena mais vozes e tornando o espetáculo mais abrangente e múltiplo do que seria se houvesse apenas os depoimentos pessoais das atrizes. Simbolicamente, as mulheres desaparecem para dar à luz e se tornar “mães”. As oficinas de teatro, dança e música serviram como ferramentas para auxiliar as atrizes-criadoras a provocar um momento de autoanálise nas participantes, colher seus relatos sobre a experiência da maternidade, e, posteriormente, levar para a cena a diversidade de afetos que surgem nas mulheres a partir da maternidade, como os impactos físicos, emocionais e sociais.