RADAR PRA TODO LADO

Rodovia Luiz de Queiroz está lotada de radares, saiba onde estão

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP

O trecho da rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) entre Americana e Piracicaba foi contemplado em edital da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) para a instalação de novos radares. Entre os equipamentos, está o chamado “radar antimigué”, que utiliza uma tecnologia diferente para a fiscalização de trânsito (leia mais sobre o equipamento abaixo). Confira as localizações dos equipamentos de fiscalização de trânsito.

Saiba mais

Em Piracicaba:

Km 150 - Sentido Leste/Oeste
Km 152 - Sentido Leste/Oeste
Km 167 - Sentido Leste
Km 167 - Sentido Oeste
Km 168 - Sentido Leste
Km 168 - Sentido Oeste

Em Santa Bárbara d’Oeste e Americana, serão instalados nove radares na SP-304 nas seguintes localizações:

Km 121 – sentido rodovia Anhanguera (Rodovia Anhanguera) – Americana
Km 126 – sentido Piracicaba – Americana
Km 127 – sentido Piracicaba – Americana
Km 128 – sentido rodovia Anhanguera (Rodovia Anhanguera) – Americana
Km 131 – nos dois sentidos – Americana
Km 133 – sentido rodovia Anhanguera – Santa Bárbara d’Oeste
Km 134 – sentido Piracicaba – Santa Bárbara d’Oeste
Km 137 – sentido Piracicaba – Santa Bárbara d’Oeste
Km 143 – nos dois sentidos – Santa Bárbara d’Oeste

Radar Antimigué

A tecnologia dos radares inteligentes Doppler, que começou a ser testada em estados como São Paulo e Paraná, agora se expande para todo o Brasil. De acordo com a fabricante Velsis, os equipamentos já operam em 24 estados, fiscalizando infrações de trânsito a até 100 metros de distância. Por conta da precisão, os equipamentos ficaram conhecidos como “radares antimigué”. Na região de Piracicaba, o equipamento já está instalado em trechos urbanos da Rodovia Luiz de Queiroz.

Diferentemente dos radares convencionais, que utilizam sensores no solo, os radares Doppler emitem ondas eletromagnéticas refletidas pelos veículos, calculando a velocidade exata através da análise das frequências dessas ondas. Eles conseguem registrar infrações mesmo quando os motoristas reduzem a velocidade apenas próximo à fiscalização e voltam a acelerar depois, capturando com precisão infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixas de pedestres, avanço de semáforo vermelho, fluxo na contramão e conversões proibidas.

Além de medir a velocidade, esses radares têm a capacidade de monitorar comportamentos irregulares, como o uso de celular ao volante e o número de ocupantes no veículo. A resolução do Contran exige que todos os radares sejam homologados pelo Inmetro e passem por aferições periódicas. Os dispositivos conseguem monitorar até quatro faixas de tráfego simultaneamente, aumentando a eficiência na fiscalização das infrações de trânsito.

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