O Cepagri-Unicamp alertou para a possibilidade de novas queimadas nos próximos dias na região de Campinas, que abrange Piracicaba. O alerta foi dado em boletim diário do clima, atualizado nesta quinta-feira (29). Segundo o Cepagri, a região passará por mais dias de baixa umidade relativa do ar. Além disso, a Defesa Civil estadual voltou a emitir alertas para queimadas na região.
Saiba mais
- Tome cuidado: veja como se proteger da fumaça das queimadas
- O que é o Dia do Fogo, apontado como causa da fumaça em SP
Segundo a previsão do tempo do Cepagri, não há chances de novas chuvas para, pelo menos, até o começo de setembro. Além disso, as temperaturas continuam aumentando progressivamente e a umidade relativa do ar, diminuindo. Não há expectativa de novos episódios de chuva ou frio até o final da primeira semana de setembro. Uma vez que as chuvas ocorridas no final de semana foram pouco volumosas em praticamente todos os setores do estado (com apenas poucas localidades com acumulados superiores a 10 mm), e com a condição de baixa umidade, temperaturas em elevação e sem previsão de chuvas, o risco de novos focos de incêndio para os próximos dias ainda existe, e deverá aumentar progressivamente”, informou.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também voltou a emitir alertas para baixa umidade relativa do ar. O aviso segue até, pelo menos, às 21h desta quinta-feira. A previsão é a de que a umidade fique entre 30% e 20% durante a tarde.