Continuando no tema da semana passada, vamos nos aprofundar sobre o tema fé e ansiedade. “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”. Aqui o Senhor está perguntando: “A ansiedade vai mudar alguma coisa? A ansiedade vai fazer com que você viva mais? A ansiedade é a solução para os problemas, para as incertezas?”. A resposta é NÃO. Sempre que estamos ansiosos e inquietos, devemos respirar, digo sempre que nosso nariz é a válvula reguladora da mente, e por isso foi colocada bem no centro do nosso rosto, então respire e se acalme! Se pergunte o porquê que você está ansioso e se a ansiedade resolvesse alguma coisa, eu diria para que você ficasse ansioso todos os dias, mas isso não resolve, então respira e relaxa!
Quando Jesus chamou seus discípulos de “homens de pequena fé”, Ele mostra que o nosso problema está em nossa fé. O que falta para nós é usar o espírito para contatar nosso Pai celeste e ter comunhão com ele. Isso é muito importante, pois quando a ansiedade vem, a fé vai embora; mas quando a fé vem, a ansiedade vai embora. Quem é ansioso sabe disso na prática. Quando somos dominados pela ansiedade, é difícil ter comunhão com Deus e nossa comunhão é afetada porque nossa fé vai embora. Mas o oposto também é verdadeiro: se exercitarmos a fé, venceremos a ansiedade. A fé e a ansiedade não conseguem ficar no mesmo ambiente.
Fé não significa pensamento positivo. Por exemplo: imagine que eu precise de cem reais para pagar uma dívida que vence amanhã. Estou preocupada, ansiosa, por causa dessa dívida. Então encontro um amigo que só fala mentiras, e ele diz: “Fabiane não se preocupe, eu vou ajudar você! Amanhã lhe dou cem reais”. Eu posso até fazer uma força para tentar acreditar nele, posso pensar positivo: “Ele vai me dar os cem reais”. Mas, no fim, não consigo acreditar nisso, porque ele é mentiroso. Logo depois encontro um segundo amigo, que sempre fala a verdade, e ele diz: “Fabiane porque você está preocupada? Não se preocupe, amanhã cedo eu passo na sua casa e lhe entrego cem reais”. Como esse amigo sempre fala a verdade, nem preciso fazer força para acreditar nele. Eu simplesmente acredito em sua palavra e fico tranquila.
Portanto, a fé não é resultado de nosso esforço. Ela não depende de pensamento positivo, mas depende de quem fala. Então quanto mais estudo a bíblia, mas acredito na palavra, pois a bíblia é mais atual que o jornal de amanhã. Como curiosidade trago aqui uma escuta que já tive a oportunidade de ouvir algumas vezes por pessoas de pequena fé: “ mas a bíblia foi escrita por homens então não acredito nela”. Minha resposta sempre é a mesma, a bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo e demorou mais de 1600 anos para ser escrita. Nela estão todos nos livros de auto ajuda, O Segredo e muitos outros, pois reafirmo, na bíblia temos literalmente o jornal de amanhã. Quando comecei os estudos não imaginava a dimensão disso.
Acredito que vários de vocês já leram ou assistiram ao filme “O segredo”, que há alguns anos atrás ganhou espaço nas mídias, então veja a frase seguinte que lhes trago: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não veem”. Pela fé, aquilo que esperamos se torna uma certeza, e o que não vemos se torna algo real para nós.
O problema é que sempre achamos que a nossa fé é pequena demais. Mas o Senhor disse que mesmo que ela seja do tamanho de um grão de mostarda ela já é suficiente para que você possa ver milagres acontecerem em sua vida e nas de que você ama. Deus não quer que aumentemos a nossa fé, mas que usemos a fé que já temos. Não espere a fé crescer para depois usá-la. Use a fé que você já tem, e ela crescerá!
Quanto mais exercitarmos a fé, mais a ansiedade sairá de nosso coração. Com carinho, Fabiane Fischer.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.