Hoje quero aqui neste artigo, trazer um pouco do que venho aprendendo nos meus estudos bíblicos há quatro anos e principalmente o que aprendi em Jerusalém em setembro do último ano. Saliento aqui, que Jerusalém não foi uma viagem qualquer, mas um verdadeiro divisor de águas na minha vida, pois a partir dessa viagem muitas coisas passaram a fazer sentido, inclusive nos meus atendimentos no que diz respeito à ansiedade.
Vou hoje trazer algumas passagens e o meu entendimento a partir delas, a fim de te ajudar a compreender mais o seu intimo e assim ter e usufruir da verdadeira paz.
“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. O Senhor nos conhece, sabe que não nos preocupamos somente com o dia de hoje, mas também com o dia de amanhã. Nem sabemos como será o amanhã, mas já antecipamos os problemas. Isso é ansiedade: a preocupação com o futuro. Todo dia temos alguma situação para enfrentar, mas o Senhor nos diz: “Não antecipem os problemas, vivam um dia de cada vez!”. As dificuldades de hoje já bastam, não precisamos acumular as de amanhã, as de depois de amanhã, as do mês que vem, as do ano que vem.
É por isso que a oração do Pai Nosso diz: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Existe um pão para cada dia: o pão de hoje é para enfrentar os problemas de hoje, o pão de amanhã será dado amanhã. Deus não nos dará o pão de amanhã no dia de hoje, porque Ele nos ensina a viver um dia de cada vez. Sempre receberemos a graça suficiente para cada dia. Então viva o hoje! Cada dia é um novo começo.
Me lembro que em um dos cursos que fiz, o professor dizia: ninguém tem problema no aqui e no agora. Todos têm problemas porque estão no tempo futuro, porque neste instante, aqui, agora, nada acontece. Isso vai de encontro ao que acabei de trazer no artigo. Aqui vemos que sempre há uma renovação. Para cada dia, há a graça suficiente para enfrentarmos as situações que surgirem naquele dia a fim de crescermos espiritualmente com ela. Não sabemos se amanhã estaremos aqui, mas uma certeza há: temos o pão de hoje, a graça suficiente para hoje. Quando digo pão, substitua por qualquer situação que esteja enfrentando ou por qualquer coisa de que esteja precisando.
Talvez você pense: “Ah, mas meu problema é muito grande, minha situação é muito difícil. Eu olho para frente e não vejo solução nenhuma, não tenho saída”. Querido leitor, mesmo em frente a um grande mar, você deve marchar e enfrentar e fazer o seu melhor, pois você não precisa saber como, mas tenha certeza que esse mar irá se abrir para você. Você precisa apenas acreditar e ter um desejo ardente para que o seu desejo se materialize. Não se preocupe com o amanhã, não antecipe os problemas do futuro. Mesmo que o problema que você tenha a frente seja enorme, apenas marche e confie! Creia, confie e saiba que Ele cuida de você. Peça a Ele apenas o pão de hoje; no dia seguinte, peça o pão para aquele dia.
Ao olharmos para as difíceis situações pelas quais passamos, ficamos ansiosos e tristes. Nossa mente é atacada pelo inimigo e somos atingidos por sentimentos ruins e pensamentos negativos. Quando a ansiedade vem, a alegria vai embora. O que devemos fazer nesse momento? Cantar é uma excelente ferramenta. O que precisamos neste momento é mudar o foco onde estamos colocando nossa energia. Tire o foco do problema distraindo sua mente cantando e a solução do seu problema aparecerá. Quando tiramos o foco do problema, damos espaço para os milagres acontecerem em nossas vidas, pois damos espaço para a solução surgir. Lembre que se sua mente esta cheia não cabe nada mais ali dentro, o que precisamos é esvaziá-la e dar espaço para o novo, para a atividade criadora, para os insights, ou seja, para os milagres poderem acontecer.
REFLITA SOBRE ISSO. Com carinho, Fabiane Fischer.