NA BEIRA DO RIO

Elias dos Bonecos: livro conta história de figura de Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min

A Casa do Povoador foi palco do lançamento do livro "Elias dos Bonecos: o Protetor do Rio Sagrado", obra que conta faz uma homenagem a Elias Porto Rocha, ribeirinho que viveu na Rua do Porto e é uma das figuras mais famosas da história de Piracicaba. O livro é de autoria do professor e produtor cultural piracicabano Nordahl Christian Neptune.

Saiba mais

Antigo morador da Rua do Porto, Elias Rocha, nascido no dia 3 de agosto de 1931 e falecido no dia 1º de abril de 2008, ficou conhecido na cidade por confeccionar bonecos a partir de material reciclado que ele coletava nas margens do rio Piracicaba, onde também expunha seus bonecos.

“Esse personagem ambientalista e artista popular foi e ficou conhecido no Brasil e no exterior por encantar a população da cidade e os turistas nas décadas de 80, 90 e início do ano 2000, com sua arte peculiar de confeccionar bonecos a partir de sucata e fincá-los nas margens do rio. Observados de longe pareciam pescadores”, conta Neptune. O livro tenta trazer para uma linguagem mais acessível e menos acadêmica a história de vida de Elias Rocha e conta com dezenas de depoimentos de conterrâneos e turistas sobre sua obra, além de fotografias.

A capa, com desenho em nanquim, a partir de quadro da artista plástica Maria Cecília Neves, além do projeto gráfico e diagramação, são assinados pelo designer e artista gráfico Fábio Rontani.
No dia do lançamento do livro, no local, estarão em exposição quadros de alguns artistas de Piracicaba que retratam os bonecos em suas artes. No final dos anos 1990, intrigado com esse personagem de quem se tornou amigo e acompanhou sua rotina por dois anos, tirando fotos, gravando entrevistas, vídeos, Nordahl ainda produziu um vídeo experimental biográfico Os Bonecos do Elias dos Bonecos, sobre a vida e obra de Elias Rocha.

Comentários

Comentários