JORNALISMO

Em 124 anos de história, o JP nunca foi tão lido como agora

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Estúdio do JP para as plataformas digitais: tradição unindo inovação
Estúdio do JP para as plataformas digitais: tradição unindo inovação

Aos 124 anos comemorados neste domingo (4), o Jornal de Piracicaba nunca foi tão lido como agora. Presente em plataformas digitais, o velho impresso, que continua relevante, se reinventa. Um dos afiliados do Grupo Sampi, o Portal JP registra crescimento em audiência de 43% nos últimos três meses, segundo o Google Analytics. Nas Redes Sociais, os perfis do JP no Instagram e no Facebook tiveram aumento de 108% de alcance e 87% em engajamentos, conforme dados da Meta Business Suite.


A Sampi é hoje a maior rede de portais de notícias sediada no interior de SP. Alcançou, em maio, 10,1 milhões de leitores. Focada na cobertura de assuntos locais, suas redações espalhadas por oito regiões produzem mais de 300 notícias locais por dia.

Este ano, o JP lançou um novo layout, proporcionando uma experiência de leitura ainda mais agradável e moderna. Um grande desafio diário em tempos que a notícia muda a cada minuto. “Não temos como prever o futuro. Não há bola de cristal nem receitas mágicas. O que há são possibilidades de abertas dentro de um universo digital. O piracicabano é muito apegado ao papel como meio de leitura. A nossa edição impressa passa os tópicos que serão debatidos e comentados durante o dia. No universo digital, por outro lado, o leitor escolhe aquilo que quer ler, é um leitor que procura uma informação rápida e atual”, cita Marcelo Batuíra Losso Pedroso, diretor do JP.  Segundo ele, “a tradição só faz diferença se houver credibilidade para sustenta-la”. “E a diferença pode ser sentida no grau de confiança que o leitor tem quando nos lê. O meio digital ainda precisará conciliar entrega rápida da notícia com profundidade do tema noticiado”, pontua.

A Sampi também apresentou aos internautas mudanças em seu layout, que foi completamente modernizado e renovado. CEO da Rede, Corrêa Neves Jr fala da importância do Jornal de Piracicaba como afiliado. “O JP há décadas é um referencial no Brasil pela qualidade do jornalismo que produz, pela força de seus laços com a comunidade, e também pelo resiliência e coragem de seus proprietários e jornalismo. Não são apenas poucos jornais que podem comemorar 124 anos. Pouquíssimas empresas ultrapassam dez anos de existência, o que dizer então de uma organização que ultrapassou, há muito, um século de sua criação. Todos os parabéns e a mais profunda admiração ao JP e a seu publisher Marcelo Batuíra, por conseguir liderar a transformação digital do jornal ao mesmo tempo em que mantém sua tradição secular. Um exemplo raro - é admirável”.

Nas redes sociais, os perfis podem ser acessados nestes endereços: facebook.com/jpjornal e @jpjornal

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários