O prefeito Luciano Almeida e a secretária de Trânsito e Transportes (Semutttran), Jane Franco Oliveira, receberam na manhã desta quinta-feira (1º) o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, para reunião técnica sobre a implantação de dois novos viadutos na SP-304 (rodovia Geraldo de Barros). O Governo do Estado de São Paulo já aprovou a instalação e anunciou o início das obras para setembro.
As obras estavam contempladas no contrato de concessão e previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão), no entanto, em abril deste ano, a Secretaria de Parcerias em Investimentos emitiu ofício determinando que a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) comunicasse à Concessionária Eixo a antecipação das obras dos viadutos, sendo um no km 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no km 171, na Balbo.
A antecipação das obras foi pedida já em 2021, no início da atual gestão, após estudos e justificativas da necessidade de melhorias no trecho para evitar acidentes que acontecem com frequência nesse trecho, devido ao fluxo intenso de veículos. “O termo aditivo contratual está em fase final e deve ser concluído em agosto. Dessa forma, o início das obras será no mês de setembro”, explicou Benini.
O projeto dos dois trechos prevê a execução do viaduto do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos existentes no trecho.
ANEL VIÁRIO – Outro ponto discutido na reunião foi sobre a implantação de novo anel viário que terá início na rodovia Piracicaba – Rio Claro (rodovia Fausto Santomauro – SP-127, no km 27) e término na rodovia Piracicaba – São Pedro (rodovia Geraldo de Barros – SP-304, no km 174), com ligação no entroncamento com a Rodovia Herminio Peltrim – SP-308, na altura do km 176. O projeto contempla cerca de 15 quilômetros de extensão.
Sobre essa questão, participaram da reunião, também, de forma online, Robinson Alexandre de Ávila e Eduardo Bortolotto, representantes da Eixo, concessionária responsável.
As questões sobre a implantação do anel viário incluem a realização de uma audiência pública, para adequações e alinhamentos sobre licenciamento ambiental, que, neste caso, é de competência da Cetesb.
De acordo com a Semuttran, com a construção haverá uma diminuição significativa do VDM – Veículo Diário Médio, nos cinco quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de acidentes e óbitos.
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