EM 50 ANOS

Entenda o que é 'bulbo úmido', que pode deixar Brasil inabitável

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Calor extremo deve atingir Brasil
Calor extremo deve atingir Brasil

Um relatório da Nasa, agência espacial norte-americana, deixou muitos países em situação de alerta.

O estudo revela cenário alarmante principalmente para o Brasil: dentro de 50 anos, o país poderá se tornar inabitável devido aos efeitos do aquecimento global. Trata-se do fenômeno do "bulbo úmido".

Considerado o fenômeno climático mais letal, o calor extremo pode tornar áreas do Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil inabitáveis segundo a Nasa.

O relatório, liderado por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, utilizou imagens de satélite e projeções de temperatura de bulbo úmido. As projeções foram publicadas na Science Advances.

A temperatura de bulbo úmido, que combina temperatura e umidade do ar, é mais precisa para medir o conforto térmico e o impacto no corpo humano.

Entre as regiões mais afetadas, estão o sul da Ásia, o Golfo Pérsico, a China e o Brasil. Em fevereiro deste ano, a Nasa já havia relatado aumento de 1,5ºC na temperatura média global.

Por exemplo, 35°C de bulbo úmido equivalem a 45°C com 50% de umidade, resultando em uma sensação térmica de 71°C, mais escorchante do que no deserto.

Ondas de calor, inundações, furacões são manifestações esperadas em várias regiões de mundo devido às condições climáticas extremas.

Um relatório divulgado em maio deste ano pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) já apontava esse cenário alarmante. O estudo mostrou que o Brasil teve 12 eventos climáticos extremos em 2023. A onda de calor que atingiu a Amazônia em julho 2023 foi considerada sem precedentes e contribuiu para uma das piores secas já registradas.

Comentários

Comentários