ARTIGO

Treinar força na fase dos  60 anos pode evitar sarcopenia


| Tempo de leitura: 3 min

Envelhecer todos nos iremos passar pro isso meus caros leitores pois é um processo natural que traz consigo diversas mudanças físicas, incluindo a perda de massa muscular e força. Essa perda muscular, conhecida como sarcopenia, pode levar à fragilidade, quedas e dificuldades para realizar atividades diárias. No entanto em um recente artigo que saiu no periódico British Journal of Sports Medicine intitulado “Heavy resistance training at retirement age induces 4-year lasting beneficial effects in muscle strength: a long-term follow-up of an RCT demonstra que o levantamento de peso pode ser uma ferramenta poderosa para combater a sarcopenia e preservar a força muscular, mesmo para pessoas na faixa dos 60 anos.

Este estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, acompanhou 451 pessoas em idade de aposentadoria durante um período de quatro anos. Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro grupo de levantamento de peso pesado que  realizou um programa de treinamento supervisionado de força de corpo inteiro três vezes por semana durante um ano. O programa foi projetado para desafiar os músculos, utilizando pesos que representavam 70 a 85% do peso máximo que cada indivíduo podia levantar em uma única repetição.O segundo grupo de treinamento de resistência moderada querealizou exercícios de força três vezes por semana, mas com pesos mais leves (50 a 60% do peso máximo de uma repetição) e foco em exercícios com peso corporal e faixas de resistência.E o terceiro grupo que foi o grupo controle e que não participou de nenhum programa de exercícios formalizado durante o estudo.

Após um ano de treinamento, todos os grupos apresentaram algum aumento na força muscular das pernas. No entanto, três anos após o término do programa de treinamento supervisionado, apenas o grupo de levantamento de peso pesado manteve o ganho de força. Os outros dois grupos experimentaram um declínio gradual na força muscular das pernas durante esse período.

Além de preservar a força muscular, o estudo também sugere que o levantamento de peso pesado pode ter outros benefícios para a saúde de pessoas mais velhas. Os participantes do grupo de levantamento de peso pesado apresentaram melhoras na função física geral, densidade mineral óssea e qualidade de vida em comparação com os outros grupos.

Os resultados desse estudo são animadores e demonstram que o levantamento de peso pode ser uma ferramenta eficaz para combater os efeitos negativos do envelhecimento na força muscular e na saúde geral. Mesmo que você esteja na casa dos 60 anos ou mais, nunca é tarde para começar a se beneficiar dos exercícios com pesos. E lembre-se, treinos de força pode ser a própria musculação, treinamento funcional ou mesmo pilates.

Se você está considerando iniciar um programa de levantamento de peso, é importante consultar um médico ou um profissional de educação física especializado em envelhecimento para garantir que o programa seja seguro e adequado para suas necessidades individuais. Um profissional qualificado pode te ajudar a criar um plano de exercícios personalizado que atenda aos seus objetivos e nível de condicionamento físico.

Uma das coisas mais importantes no envelhecimento é manter os seus níveis de força. Treinar força pode ser uma ferramenta poderosa para combater a sarcopenia, preservar a força muscular e melhorar a saúde geral de pessoas mais velhas. Não há outra saída! E muitos dos meus alunos sessentões ou até nas casa dos 92 anos como a minha aluna Benedita já estão cientes disso. E você? Até a próxima!

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

Comentários