NOVIDADE

‘Breaking’ estreia nos Jogos; Brasil tem chance

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
COB/Divulgação
O Breaking é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970
O Breaking é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970

A grande novidade nos Jogos Olímpicos de Paris será o Breaking, um esporte urbano que se mistura com dança, vindo da cultura hip hop. A modalidade vai estrear no maior de evento esportivo do planeta nos dias 9 e 10 de agosto, segundo a programação dos Jogos.

O Breaking é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 nas festas no Bronx, em Nova York. Caracteriza-se pelos movimentos acrobáticos, pelo footwork estilizado e pelo papel fundamental do DJ e do MC (mestre de cerimônias) durante as batalhas.

As competições internacionais começaram década de 1990, popularizando a forma de dança entre as comunidades do hip hop e o público em geral. O breaking tornou-se modalidade olímpica e fez sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

A nova modalidade tem os Estados Unidos, claro, como os grandes favoritos em Paris. Porém, países como França, Canadá e China, além do Brasil, podem surpreender também e rivalizar com os norte-americanos pelo ponto mais alto do pódio.

CURIOSIDADES
Nas competições, os atletas fazem seus movimentos e improvisam ao ritmo das músicas tocadas pelo DJ; e os jurados dão notas para as apresentações. Para as notas, são levados em consideração personalidade, técnica, variedade, criatividade, performance e musicalidade.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão disputados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto na França. Milhares de atletas de mais de 200 países estarão na disputa por medalha em 45 esportes durante toda a competição.

Comentários

Comentários