
No Brasil, o dia 10 de julho é dedicado à celebração da pizza. Instituída em 1985, a data surgiu após um concurso promovido pelo então secretário do turismo do estado de São Paulo, Carlos Luiz de Carvalho.
Saiba mais
A paixão pela pizza é global, e sua popularidade no Brasil é evidente. O Brasil é o segundo maior consumidor de pizza do mundo, com um milhão de unidades consumidas diariamente. São Paulo destaca-se como a segunda cidade que mais consome pizza no mundo.
Em Piracicaba, a adoração pela pizza não é diferente. A cidade é conhecida por pizzarias que prezam pela qualidade e bom atendimento ao público. “Por conta de sua praticidade e diversidade de sabores, a pizza é muito mais do que uma comida popular no Brasil. Ela é uma paixão nacional, um reflexo da nossa cultura e um símbolo da nossa criatividade culinária”, disse o proprietário da Florença Pizzaria, Fernando Lescovar Neto.
“A pizza transcendeu suas origens italianas para se tornar um dos pratos mais adorados no Brasil. Hoje, ela ocupa um lugar especial na lista de preferências gastronômicas dos brasileiros, simbolizando encontros, celebrações e momentos de descontraçã”, diz o proprietário da Bella Capri.
A origem da pizza é alvo de debates históricos. Há registros de alimentos semelhantes desde a era Neolítica, entre 5.000 e 3.000 a.C. Existem também evidências de preparações similares no Egito há cerca de seis mil anos e entre os gregos. No entanto, foi na Itália que a pizza ganhou a forma e popularidade conhecidas atualmente.
“Temos várias histórias incluindo a que no antigo Egito já eram manipulados algumas massas de pão com alguns legumes, mas de fato, é que as primeiras pizzas foram feitas em Nápoles na Itália por volta do ano de 1.600. De lá pra cá essa iguaria caiu no gosto do paladar das pessoas, além de ser uma delícia reúne a família e os amigos em volta dessa querida redonda”, disse Carlos Prochnow, da pizzaria For Len.
“Um dia muito especial, uma iguaria famosa, apreciada e consumida em todo mundo. Comer pizza, é um sentimento de prazer e alegria”, afirma André Nozella Storel, da pizzaria Babbo Giovani. O Dia da Pizza celebra não apenas um prato, mas um símbolo de integração cultural e adaptação culinária. No Brasil, a pizza conquistou um espaço significativo na gastronomia, refletindo tanto a influência dos imigrantes italianos quanto a criatividade brasileira em transformar e reinventar receitas tradicionais.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.