A ginástica artística é a primeira modalidade brasileira presente na terra dos Jogos Olímpicos. Com a presença do piracicabano Diogo Soares, o Time Brasileiro desembarcou neste domingo (7) em Paris e seguiu para Troyes, cidade a 160km da capital francesa, onde os atletas passarão por um período de treinamento e aclimatação antes da competição.
A modalidade também será a primeira equipe do Time Brasil a entrar na Vila Olímpica, no dia 18 de julho. A competição de ginástica artística nos jogos acontecerá entre 27 de julho e 5 de agosto, quando os brasileiros estarão em ação na luta por medalhas.
LEIA MAIS - Taça das Favelas: finais serão neste domingo (14), no Barão
O piracicabano chega em Paris para sua segunda olimpíada, com apenas 22 anos de idade. Diogo garantiu a vaga em outubro de 2023 durante o Mundial de Ginástica Artística da Antuérpia (Bélgica). O atleta ficou na 24ª posição nas eliminatórias e carimbou a classificação para a maior competição esportiva do mundo.
Os outros dois atletas que representarão Piracicaba nos Jogos chegam a Paris nos próximos dias. A ginasta Nicole Pircio participou com o Brasil da etapa da Copa do Mundo da Romênia de Ginástica Rítmica e a equipe viaja para a Cidade Luz no próximo dia 15. O time ficará em Troyes durante a fase de aclimatação até o início da competição da ginástica rítmica, que será entre os dias 8 e 10 de agosto.
LEIA MAIS - Karateca piracicabana busca vaga no Pan-Americano
Já o atletismo, do piracicabano Erik Cardoso, ainda aguarda a definição de quando irá viajar. Uma parte da equipe já está na Europa em competições do calendário regular e outros estão no Brasil. As competições de atletismo acontecem entre os dias 1º e 11 de agosto.
Outros membros do Time Brasil também já estão a caminho dos Jogos Olímpicos. Ana Sátila e Pepê Gonçalves viajaram para a França nesta sexta-feira (5), e ficarão treinando na raia olímpica de Vaires Sur-Marne até a estreia nos Jogos. Raiza Goulart, do ciclismo mountain bike, está na Europa desde o dia 26 na preparação para Paris 2024.
LEIA MAIS - Piracicabanos iniciam projetos de jovens árbitros na FPF
VOLTA
A seleção brasileira masculina de basquete conquistou a vaga em Paris de maneira histórica. Com uma atuação quase perfeita, a equipe venceu a Letônia por 94 a 69, na casa do adversário, e garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos.
Bruno Caboclo foi o cestinha do Brasil, com 21 pontos. Agora a seleção enfrentará França, Alemanha e Japão em seu grupo. As partidas desta fase acontecerão na cidade de Lille.