RELIGIÃO

Manuscrito achado revela infância de Jesus com 'raiva e vingança'

Papiro encontrado por brasileiro em biblioteca alemã mostra infância de Jesus diferente do que é indicado pelo catolicismo

Por Da Redação | 5 dias atrás | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Reprodução

Recentemente, um manuscrito de 1.600 anos contendo uma narrativa sobre a infância de Jesus Cristo foi descoberto por Lajos Berkes e Gabriel Nocchi Macedo, papirologistas da Universidade Humboldt, de Berlim. O achado gerou manchetes sensacionalistas, mas os pesquisadores esclarecem que a descoberta não altera o entendimento atual dos Evangelhos ou de Jesus. O manuscrito pertence ao "Evangelho da Infância" ou "de Pseudo-Tomé", um texto apócrifo rejeitado pela Igreja.

Saiba mais

O manuscrito, datado entre os séculos 4º e 5º, contém histórias surpreendentes sobre um jovem Jesus, incluindo episódios de raiva e vingança, como dar vida a pássaros de argila no Sabá e causar cegueira em vizinhos. Embora o texto não seja considerado autêntico, ele oferece uma nova compreensão da linguagem utilizada, mostrando que o valor estilístico do grego original era mais elevado do que se pensava.

A descoberta foi feita na Biblioteca Estatal e Universitária Carl von Ossietzky, em Hamburgo, onde fragmentos menores de papiros estavam mal catalogados desde o início do século 20. Através de um banco de dados online, Berkes e Macedo identificaram a palavra "Jesus" e confirmaram que se tratava do "Evangelho da Infância".

A história lembra o caso do "Papiro da Mulher de Jesus", apresentado em 2012 pela professora de Harvard Karen L. King, que posteriormente foi revelado como uma fraude. O manuscrito encontrado por Berkes e Macedo, no entanto, é autêntico e pertence a uma coleção conceituada.

A descoberta destaca a importância de continuar a catalogar e estudar manuscritos antigos. Berkes acredita que há muitos outros fragmentos semelhantes aguardando serem examinados, e espera que persistência e sorte possam levar a novas revelações.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.