A água do rio Piracicaba amanheceu com coloração marrom e aspecto barrento nesta quarta-feira (26). O problema foi registrado na região da passarela pênsil, em uma tubulação que sai perto do Engenho Central. O caso acontece num contexto em que o rio registra o menor volume em um mês.
Saiba mais
- Estiagem seca rio Piracicaba e nível é o menor em um mês
- Calor vai embora e frio já tem data para começar em Piracicaba
A Cetesb foi acionada para avaliar a situação no local. Em nota, a Companhia informou que vai fazer uma vistoria no local para identificar as causas do problema. Porém, citou que “as irregularidades constatadas são recorrentes e podem ser de responsabilidade do Semae (Serviço de Saneamento Municipal), problema que ocorre durante lavagem dos decantadores da Estação de Tratamento de Água ‘ETA II Luiz de Queiroz”. Mas aguardaremos a vistoria para esta constatação.
Ainda segundo a nota da Cetesb, em janeiro de 2024, o Semae foi multado por conta do mesmo problema e o fato foi comunicado ao Ministério Público Estadual. “Em janeiro deste ano, a Cetesb multou a concessionária em R$ 12 mil para esta mesma irregularidade e o fato foi comunicado ao Ministério Público Estadual para as providências cabíveis. Encontra-se em discussão junto ao MP, prazo para implantação de um novo sistema de tratamento de efluentes no município, cujo projeto está sendo elaborado pelo Semae”, completou a nota.
Em nota, o Semae informou que as operações da ETA Luiz de Queiroz I e II seguem os padrões rotineiros para manter a qualidade da água entregue à população. "Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) informa que as operações da Estação de Tratamento de Água Luiz de Queiroz (ETAs I e II) seguem os procedimentos e padrões rotineiros, visando garantir a qualidade da água e o abastecimento da população", citou a autarquia.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.