O músico, compositor e cantor piracicabano Eloy Porto Neto, falecido em 24 de maio, será homenageado com um show especial organizado pelo Hot Club de Piracicaba, grupo do qual ele foi trombonista desde 2008. A apresentação vai acontecer no próximo dia 8 de agosto no Teatro Municipal Erotídes de Campos, a partir das 20h.
Saiba mais
- Alunos homenageiam professor um dia antes dele morrer
- Veja o que fazer neste final de semana na Agenda Cultural do JP
Eloy faleceu aos 47 anos em decorrência de um câncer. Parte importante para a formação de músicos de Piracicaba, o professor foi homenageado por alunos do CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba), que o homenagearam e se despediram dele no saguão da Santa Casa, onde ele fazia tratamento contra a doença. As crianças do CRP cantaram uma música que refletia as lutas e as vitórias do músico. Um trecho da canção dizia: "Eu vi o meu limite vir diante de mim/ Eu enfrentei batalhas que eu não venci/ Mas o troféu não é de quem não fracassou/ Eu tive muitas quedas, mas não fiquei no chão/ E ao olhar pra trás, tudo que passou/ Venho agradecer quem comigo estava". Cada nota e cada palavra ressoaram como um tributo à força e à resiliência do professor, que foi tomado pelas lágrimas fazendo todos os presentes chorar também.
Um dos organizadores da homenagem a Eloy, o juiz e músico José Fernando Seifarth de Freitas diz que a homenagem terá participações especiais para exaltar a grandeza e influência de Eloy na cultura piracicabana. “O falecimento do músico, compositor e cantor piracicabano Eloy Porto Neto comoveu toda a comunidade de Piracicaba e músicos de várias partes do Brasil. Eloy foi o trombonista do Hot Club de Piracicaba desde 2008. Eu o conheci em 2007, quando tocamos pela primeira vez juntos no grupo Falando da Vida. Um músico talentoso, um amigo sincero e um grande compositor, que nos deixar um legado muito valioso”, disse.
Entre os convidados para o show, estão os artistas Julia Simoes, Estela Manfrinato, Lu Garcia, Sandra Rodrigues, Iuna Tuane, Marquinhos Godoy, Sandro Haick, Paulo Bandel, Luis Fernando Dutra, Renato Borghi, Marco Abreu, Ricardo Diniz, além de artistas estrangeiros que estarão na cidade por conta do Festival de Jazz Manouche, como a taiwanesa Yen-Hua Wang e os japoneses Daiki Yamamoto e Yumi Tsubouchi. De acordo com Seifarth, as homenagens ao eterno professor não vão parar apenas na apresentação musical “No dia 10 de agosto, durante a 10ª Edição do Festival de Jazz Manouche, às 14h, será inaugurada a exposição ‘Eloy e o Hot Club de Piracicaba’, com fotografias de autoria do fotógrafo Antônio Trivelin”, contou. A exposição será montada no Armazém 8 do Engenho Central, ao lado do Teatro do Engenho de Piracicaba.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.