ESPECIAL

Concerto de 70 anos de Tetê Espíndola com a OSP é neste sábado

Apresentação especial acontece em dois horários com entrada gratuita

Por Da Redação | 22/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) se apresenta neste sábado (22) com ao lado de Tetê Espíndola, no ginásio do Sesc. A apresentação vai comemorar os 70 anos da artista, conhecida como “a cantora que tem os pássaros na garganta”. O concerto “Tetê – 70 Anos” acontece em dois horários – às 16h e às 19h, com entrada gratuita.

Saiba mais

Maestro emérito da OSP, o piracicabano Jamil Maluf tem uma relação próxima com a cantora, que vem da década de 1980, quando era regente titular da então Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 1986, convidou a artista para participar da série Outros Sons "Fizemos uma temporada de enorme sucesso no auditório do Museu de Arte de São Paulo, o Masp", relembra Jamil.

Ele destaca ainda a feliz coincidência do aniversário de 70 anos de Tetê Espíndola. "Recebi o convite para reger dois concertos nesta Temporada da OSP. Estudando possibilidades de repertório, pensei que talvez fosse interessante convidar uma cantora e me lembrei da Tetê Espíndola, que nunca cantou com a Sinfônica de Piracicaba. Assim que liguei para ela, aceitou de imediato e me contou dos seus 70 anos de vida. Foi a certeza de que o convite tinha sido feito no momento certo", diz.

PROGRAMA

Para o concerto, foram escolhidas obras como "Cunhataiporã", que em tupi-guarani significa menina bonita e composta pelo irma?o Geraldo Espi?ndola; "Curupaco", que fez parte da trilha sonora do longa-metragem "Mônica e a Sereia do Rio", de 1987, composta com o marido, Arnaldo Black. Ainda fruto da parceria musical do casal está "Águas Irreais".

Também faz parte do repertório "SuperLua", escrita com Marta Catunda; "Devoção", fruto de parceria com o irmão caçula, Jerry Espíndola; e duas obras assinadas com Carlos e Iara Rennó, respectivamente: "Na Chapada" e "Yacoãna". Escrita em 1982 com o amigo Arrigo Barnabé, Tetê também canta "Paisagem Fluvial".

Já o maior sucesso de Tetê, “Escrito nas Estrelas”, é a música que encerra o programa. A canção foi lançada em 1985, com arranjos do marido de Tetê, Arnaldo Black, e letra de Carlos Rennó. O disco que contém a música, lançado pela Polygram, vendeu 50 mil cópias em uma semana.
Todos os arranjos das canções estiveram aos cuidados de Felipe Coelho, que também é trombonista da OSP. A exceção fica para a canção "Águas Irreais", arranjada por Alexandre Mihanovich.

Para a abertura do concerto, o maestro Jamil Maluf selecionou as "Danças Húngaras" números 1, 3 e 10, na qual o compositor alemão Johannes Brahms se baseou nas danças folclóricas húngaras de origem cigana, com andamentos variados, ritmos animados e passagens virtuosísticas.
As apresentações são realizadas pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e têm o patrocínio prata da Drogal, Hyundai e Phinia, apoio do Sesc Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Ibis Styles Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM e Rádio Jovem Pan Piracicaba.

O concerto “Tetê - 70 anos” com a OSP é neste sábado (22), às 16h e às 19h no ginásio do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados presencialmente na bilheteria do Sesc no dia do espetáculo a partir das 9h30.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.