TRADIÇÃO

Festa do Divino divulga programação da edição de 2024; VEJA

Programação inclui festas, missas e cerimônias tradicionais

Por Roberto Gardinalli | 23/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Arquivo/JP

A comemoração abre espaço para as festividades, que chegam ao seu auge no dia 13 de julho
A comemoração abre espaço para as festividades, que chegam ao seu auge no dia 13 de julho

A 198ª edição da Festa do Divino de Piracicaba está chegando. A data da Missa da Derrubada dos Barcos, que marca o início da celebração foi marcada para o dia 7 de julho, a partir das 9h. A missa será presidida pelo padre Henrique Dionísio Asi, pároco da Catedral de Piracicaba e capelão do Divino. A celebração vai acontecer na sede da Irmandade do Divino.

Saiba mais

A comemoração abre espaço para as festividades, que chegam ao seu auge no dia 13 de julho, quando acontece o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba. O tríduo de missas solenes acontecerá entre os dias 8,9 e 10 de julho, sempre às 20 horas, na sede da Irmandade.

No dia 13 de julho, considerado o dia do grande encontro para as festividades, acontece a tradicional apresentação da congada de São Benedito, às 13h. Depois, às 14h, é a hora da apresentação da Congada do Divino Espírito Santo, no Largo dos Pescadores. às 15h será iniciada a procissão, que começa na Capela do Divino, passa pelas mortalhas da rua Capitão Antônio Correa Barbosa, seguindo pela avenida Alidor Pecorari, até o campo do União Porto e voltando pela avenida Beira Rio, até a rua Moraes Barros.

Às 16h, a atenção se volta para o rio Piracicaba, quando acontece o Encontro das Bandeiras, Nas águas do rio Piracicaba, as 16 horas, acontecerá o Encontro das Bandeiras, entre os Irmãos do Rio de cima e Irmãos do Rio de baixo, com a presença de autoridades civis e religiosas. Na sequência, às 17 horas, acontecerá a Missa do Encontro das Bandeiras, também a ser celebrada pelo Padre Henrique Dionisio Asi. Por fim, a partir das 18h30, tem início o jantar e com shows musicais na sede da Irmandade do Divino e no Largo dos Pescadores.

No domingo, dia 14, o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, celebra uma missa especial na Catedral de Piracicaba a partir das 9h30. Depois da missa, os fieis seguem em procissão até a capela de Nossa Senhora Aparecida, na rua Prudente de Moraes, e finalizam o cortejo no Largo dos Pescadores, onde os atuais festeiros, Rafael Protti e Liliane Sartori, vão passar a bandeira aos novos festeiros, o vereador Gilmar Rotta e sua irmã, Jacqueline Aparecida Rotta Jayme. Novamente, haverá apresentação da Congada do Divino Espírito Santo e, a partir das 12 horas, almoço e show musical, com encerramento previsto para às 16 horas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.